Escolas Católicas

Frei

O Externato Frei Luís de Sousa, em Almada, recebeu, no dia 21 de janeiro, a primeira edição das Jornadas locais das Escolas Católicas sob o tema «Como é que o Evangelho trespassa o nosso projeto educativo?».

A iniciativa, que resulta da organização conjunta do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e dos responsáveis diocesanos da escola católica das dioceses envolvidas, contou com a participação de 16 escolas de quatro dioceses do sul de Portugal (Algarve, Beja, Évora, Lisboa e Setúbal) num total de 60 pessoas.

Da Diocese de Setúbal estiveram presentes representantes das duas escolas católicas na diocese, o Externato Frei Luís de Sousa, colégio diocesano, e a Casa de Santa Ana, estabelecimento de ensino das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas).

Para abordar os desafios que se colocam às Escolas Católicas, os agentes educativos contaram com a presença do bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que apresentou uma reflexão sobre o tema “Que desafios se colocam à Escola Católica como espaço de evangelização?”. O bispo de Setúbal evocou a história para lembrar que a tarefa “educativa está no ADN da Igreja”. Face à mudança estrutural da nossa época, D. José Ornelas sublinhou a importância de se tomar consciência de que “não existem receitas feitas em matéria educativa” e isso fazer com que se perceba, “como nos dizia o Papa Francisco, que ‘não se pode responder a problemas de hoje com respostas de ontem’”.  D. José Ornelas deixou um conjunto de desafios que constituíram matéria de reflexão e debate entre os participantes ao longo do dia.

Além disso, os colégios presentes tiveram a oportunidade de apresentar uns aos outros, em regime de partilha, um conjunto de ações que cada um encontrou para levar a cabo a sua missão evangelizadora.  No final das apresentações deste momento, a que se chamou «Ousadias», e como balanço geral do encontro, Elisa Urbano, coordenadora do Departamento das Escolas Católicas no SNEC, alegrou-se “pela riqueza das partilhas e por existirem tantas diversidades em apenas quatro dioceses de Portugal”, congratulando-se pelo modo muito positivo como decorreu esta jornada de reflexão.

Fotos em https://www.facebook.com/ExternatoFreiLuisDeSousa/posts/1168924299890483

Fernando Magalhães

23 de Janeiro de 2017