Dia da Vida Consagrada

2017-02-FEV-Apostolas-na-Diocese

No dia 2 de Fevereiro, os Consagrados da diocese de Setúbal, celebraram em júbilo, o dia do Consagrado, no Santuário de Cristo Rei. Teve o seu ponto alto com uma celebração Eucarística, presidida por senhor D. José Ornelas e concelebrada por vários sacerdotes. Esta Eucaristia foi também assinalada a integração das novas irmãs, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, no Santuário de Cristo Rei.

O senhor Bispo, na sua homilia agradeceu não só a presença dos religiosos na sua diocese, como os serviços que eles prestam à Igreja. D. José Ornelas disse ainda que a consagração religiosa só faz sentido porque se enraíza na Consagração de Jesus ao Pai; Ele que os seduziu, os fascinou e os chamou.

A ir. Fátima Ferraz referiu que a vocação religiosa nasce de um olhar misericordioso do Senhor para com cada um deles que os chama a ser testemunhas do Seu Reino.

Quando há homens e mulheres que tocados pela graça se decidem a percorrer este caminho, enriquecem a Igreja com o dom de si  mesmos. Os Consagrados prestam à diocese em comunhão com o senhor Bispo, os mais variados serviços: No silêncio contemplativo da clausura; na Evangelização; no ensino; na caridade dando assistência aos pobres, doentes e idosos. Cada um a seu modo e, seguindo o carisma dos seus fundadores.

Em seguida, a festa continuou com um jantar suculento em honra das novas irmãs  no  Cristo Rei,  oferecido pelo Santuário, na pessoa do senhor padre Sezinando a todos os Consagrados ali presentes. Foi um convívio que contou com a presença do senhor Bispo e animado pela comunidade Shalon. Aqui não faltou a alegria. Como pedia o Papa Francisco: Onde quer que estejam os Consagrados, aí haja a alegria.

Assim regressaram às suas comunidades mais fortalecidos por esta comunhão agradecendo a Deus o dom da sua vocação.

Ir. Fátima Ferraz

03 de Fevereiro de 2017