comprehensive-camels

Jovens de Palhais

mesquita

السَّلاَمُ عَلَيْكُمْ وَرَحْمَةُ اللهِ وَبَرَكَاتُهُ, que é como quem diz “Que a Paz e a Bênção de Deus estejam convosco”. Foi assim que vários jovens do LifeTeen (grupo de jovens) da Paróquia de Palhais/Santo António foram recebidos na Mesquita Central de Lisboa, pelo Sheik David Munir, a 5 de março.

A visita à Comunidade Islâmica durou duas horas. Durante esse tempo, o líder da Mesquita apresentou, num tom bastante descontraído, os cinco pilares do Islão: a (consiste em acreditar em Deus, nos Seus anjos, nos Seus Livros, nos Seus Profetas, no Dia do Juízo Final e na Providência); a oração (cinco vezes por dia); a caridade (a entrega 2,5% do produto líquido dos ganhos de um muçulmano, depois de deduzidas as despesas pessoais, as da família, os gastos indispensáveis, os impostos e as contribuições fiscais e outros encargos, com fins de ajudar os pobres); jejum no mês de Ramadão (nono mês do calendário islâmico; este jejum é obrigatório para todos os muçulmanos adultos e saudáveis) e Peregrinação a Meca (peregrinação obrigatória pelo menos uma vez na vida, para qualquer muçulmano com capacidade financeira de a realizar).

De seguida, fez visita guiada ao edifício (capela mortuária, refeitório, sala de eventos). Entretanto, escutou-se a chamada para a oração: o tempo tinha voado. Então, o Sheik Munir convidou os jovens a assistir à oração da tarde na grande sala de orações da Mesquita.

Esta tarde passada entre os muçulmanos foi, sem dúvida, um momento único para todos. E, muito provavelmente, oportunidade para tirar algumas ideias erradas da cabeça.

Pe. Tiago Veloso

 

 

Partilhe nas redes sociais!
07 de Março de 2017