Ciclo Formativo

unnamed

O ciclo formativo “Aprender a ler a Arte Sacra” é um projeto promovido pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal que pretende proporcionar uma melhor compreensão da diversidade e da essência da Arte Cristã.

Repartido por três sessões, que serão estruturadas em modo de conferência e visita guiada a igrejas da cidade de Setúbal, serão abordados temas tão cruciais para o entendimento da arte de matriz cristã como a evolução da arquitetura e da organização do espaço de culto ao longo dos séculos; a forma como, através das estórias representadas na pintura, escultura, azulejo e talha (entre outras artes) presentes nas nossas igrejas, são reveladas mensagens catequéticas em torno da História Sagrada (Vida de Cristo, da Virgem Maria e dos Santos e temas do Antigo Testamento) ou da Doutrina da Igreja; e, por fim, quais são, para que servem e como evoluíram os vários objetos litúrgicos (alfaias e paramentos) utilizados no culto católico.

25 de março de 2017
“Arquitetura e Liturgia. Evolução do Espaço de Culto em Setúbal”

por José Custódio Vieira da Silva, Professor Catedrático Jubilado da FCSH-Universidade Nova de Lisboa
Igreja de São Julião (início) e Sé (Setúbal)

29 de abril de 2017
“Iconografia e Catequese. Imagens que contam estórias”

por Pe. António Pedro Boto de Oliveira, Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa / Professor da Universidade Católica Portuguesa
Capela do Senhor do Bonfim (Setúbal)

27 de maio de 2017
“Alfaias e Paramentos. Os objetos ao serviço de Liturgia”

por Artur Goulart de Melo Borges, Coordenador do Inventário do Património Cultural Móvel da Arquidiocese de Évora
Igreja de São Sebastião (Setúbal)

Horário: das 10h às 13h

Participação gratuita, mediante inscrição prévia para artesacra@diocese-setubal.pt ou 265 539 941 (de 3ª a 6ªf, das 14h30 às 16h30).
Elementos para inscrição: Nome, idade, profissão, paróquia e Diocese, contato (e-mail ou telemóvel).

Organização: Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal (CDASS)
Apoios: Paróquia de Santa Maria da Graça e São Julião, Setúbal; Paróquia de São Sebastião, Setúbal.

+ info: www.artesacra-setubal.org; www.facebook.com/artesacra.diocesesetubal; artesacra@diocese-setubal.pt; (de 3ª a 6ªf, das 14h30 às 16h30).

14 de Março de 2017