Missa Crismal presidida por D. José Ornelas e concelebrada pelos Bispos eméritos de Setúbal

Três Bispos

Iniciou-se, hoje, Domingo de Ramos, a Semana Santa que evoca a Paixão e Morte de Jesus.

Na Sé de Setúbal recordou-se, esta manhã, a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém, com a bênção dos ramos e procissão da Igreja de São Julião até à Sé, seguindo-se a celebração da Eucaristia presidida por D. José Ornelas.

Missa Crismal terá a presença dos três Bispo de Setúbal

Já na próxima quinta-feira, dia 13 de abril, pelas 10h30, terá lugar a Missa Crismal que reúne todo o Clero da diocese, com o seu Bispo, na qual são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do Crisma. Este ano, a celebração presidida por D. José Ornelas, terá a concelebração dos dois Bispos eméritos de Setúbal: D. Manuel Martins e D. Gilberto Canavarro dos Reis.

Esta é a primeira vez que os três Bispos de Setúbal voltam a concelebrar na Sé, após a ordenação episcopal de D. José Ornelas a 25 de outubro de 2015. De acordo com o Prelado, “celebrar este dia do sacerdócio ministerial com os dois primeiros bispos da nossa Igreja diocesana, será uma ocasião de grande alegria e ação de graças”.

Tríduo Pascal na Sé de Setúbal

Ainda na quinta-feira ao final do dia, inicia-se o Sagrado Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. A Missa da Ceia do Senhor, em que é celebrada a Instituição da Eucaristia, tem lugar pelas 18h00. A partir das 22h00 é tempo de adoração Eucarística.

Na sexta-feira santa, dia em que se recorda a Morte do Senhor, o dia inicia-se com o canto da Liturgia das Horas, pelas 9h30. Às 15h00 celebra-se a Solene Ação Litúrgica da Morte do Senhor, e à noite, às 21h30, a Procissão Penitencial que sairá da Igreja de São Julião para a Catedral. No sábado santo, o dia do silêncio, volta a cantar-se o Ofício de Leitura e Laudes, pelas 9h30.

A Ressurreição do Senhor é celebrada no Sábado, a partir das 22h00 com a Solene Vigília Pascal, e no Domingo de Páscoa, a Missa Solene da Ressurreição do Senhor.

09 de Abril de 2017