comprehensive-camels

Domingo de Páscoa: Deus da liberdade, da dignidade e da vida

IMG_1928

No passado dia 16 de abril, Domingo de Páscoa, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas celebrou Eucaristia no Bairro do 2º Torrão, na Trafaria, acompanhado pelo Padre João Luís Paixão, pároco da comunidade, e pelo Padre Pedro Quintela, vigário paroquial. Aquele é um bairro clandestino, onde vivem mais de 300 famílias, em condições sub-humanas de habitação.

«Foi no dia 16 de Abril, que tivemos o incrível privilégio de viver a Páscoa do Senhor na companhia dos moradores do Bairro do 2º Torrão na Trafaria. Estava um lindo dia de sol e muitos se juntaram para receber uma visita importante. Aconteceu na sequência das visitas ao bairro, feitas nos 6 sábados da Quaresma, para rezar a Via Sacra com os amigos que se foram juntando. 

Nessa tarde o Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, esteve presente para celebrar a Santa Missa. Muitos foram os se quiseram juntar à festa do Senhor. Abriu-se a propriedade privada, abriu-se a vida e fez-se a vontade do Pai, pois Ele está vivo! Dificilmente se conseguirá apagar da memória dos presentes esta celebração. Muitos foram os olhos que se enevoaram com as palavras de alegria e coragem do nosso Bispo.

Jesus saiu ao encontro de todos, foi próximo e ninguém o temeu. Naquela tarde foi a experiência de intimidade de uma comunidade que se quis confirmar, através da alegria do Senhor ressuscitado.

D. José Ornelas falou-nos do “Deus da liberdade, da dignidade e da vida” com referência à união de todos para melhorar o mundo, seguindo o exemplo dos apóstolos. Lançou o desafio para a construção de um espaço onde os moradores possam receber celebrações, catequese e outras atividades com dignidade.

Foi um Domingo de Ressurreição que trouxe verdadeiramente a esperança, que vai para além daquilo que se possa construir naquele lugar.

ESTAR JUNTOS, foi o desafio!»

João Pedro Carvalho

Fotografias de Catarina Silva, no Facebook da Diocese de Setúbal

Alguns vídeos estão, também, disponíveis na página de Facebook da Associação de Moradores do Bairro do 2 Torrão.

 

Partilhe nas redes sociais!
19 de Abril de 2017