Iconografia e Catequese. Imagens que contam estórias

CDASS - Azulejo Capela do Bonfim

“Iconografia e Catequese. Imagens que contam estórias” é o tema da 2ª sessão do ciclo formativo “Aprender a ler a Arte Sacra”. Será na manhã do próximo dia 29 de abril, na Capela do Senhor do Bonfim, em Setúbal.

O ciclo formativo “Aprender a ler a Arte Sacra” é um projeto promovido pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal que pretende proporcionar a um público geral uma melhor compreensão da diversidade e da essência da Arte Cristã.

Na segunda sessão desta formação, intitulada “Iconografia e Catequese. Imagens que contam estórias”, será analisada a forma como, através das estórias representadas na pintura, escultura, azulejo e talha presentes nas nossas igrejas, foram revelados, ao longo dos vários séculos, temas do Antigo e Novo Testamentos e mensagens catequéticas em torno da Vida de Cristo, da Virgem Maria e dos Santos, bem como de aspetos relacionados com a Doutrina da Igreja. Como tão bem referiu o Beato Frei Bartolomeu dos Mártires em 1564, «as imagens servem de livros aos que não sabem ler, porque ali veem pintado o que no Evangelho está escrito (…). E também as coisas vistas com os olhos comovem e acendem mais o coração que as coisas somente lidas e ouvidas». O riquíssimo património artístico da Capela do Senhor do Bonfim de Setúbal servirá de ilustração aos conteúdos a apresentar.

A formação será orientada pelo Pe. António Pedro Boto de Oliveira. Tendo frequentado o Curso Superior para os Bens Culturais da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma, é docente de Arte e Arqueologia Cristã e Estética e Teologia na Universidade Católica Portuguesa, antigo Diretor do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa e atual responsável pelo Serviço de Inventário e Apoio Técnico desse departamento.

A iniciativa decorrerá no dia 29 de abril de 2017 (sábado), entre as 10h00 e as 13h00. A participação é gratuita mediante inscrição prévia para artesacra@diocese-setubal.pt ou 265 539 941 (de 3ª a 6ªf, das 14h30 às 16h30).

A terceira e última sessão, em torno do tema “Alfaias e Paramentos. Os objetos ao serviço da liturgia”, decorrerá a 27 de maio de 2017 na igreja de São Sebastião de Setúbal.

Mais informações em www.artesacra-setubal.org

Comissão Diocesana de Arte Sacra