Pastoral da Juventude de Setúbal

2017_04_24_PJS_Catequese sobre Ideologia de Género

No passado dia 21 de abril teve lugar, na Igreja da Vila Nova da Caparica, mais uma catequese “Saí do Sofá… e Constrói-te!”, promovida pela Pastoral da Juventude. Desta vez, o tema foi a Ideologia de Género, tendo sido o Prof. João Araújo o orador convidado.

Como pontapé de partida para a reflexão sobre este tema, os jovens presentes foram divididos em 2 grupos – rapazes e raparigas – que tinham como “missão” explicar a um extraterrestre acabado de chegar à terra, o que é um homem e o que é uma mulher. Entre conversas animadas, risos e até desenhos, os presentes foram assim desafiados a pensar sobre características inerentes, diferenciadoras e identificativas de homens e mulheres.

De forma bastante direta e acutilante, o Professor João Araújo trouxe a debate os pontos centrais da ideologia de género, apresentando uma visão histórica desta corrente ideológica e as suas ligações com a nossa vida quotidiana.

Os jovens presentes puderam assim ter contacto com as formas como a ideologia de género se encontra enraizada na sociedade em que vivemos, de forma particular na educação dos mais novos.

O desafio deixado pelo Professor apelou à coragem dos jovens para serem diferentes, de seguir o caminho que a Igreja propõe, um caminho que é um “tapete vermelho” para a felicidade no meio de uma “terra minada”. O Professor João Araújo destacou ainda o carácter divino da complementaridade entre homem e mulher, criados à imagem e semelhança de Deus e criados para o Amor e felicidade.

A noite culminou com tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento, um momento sempre vivido intensamente pelos presentes, presidido pelo Padre Fernando Paiva e animado pelos cânticos do grupo de jovens de Vila Nova e Sobreda.

Enquanto membro da equipa da Pastoral da Juventude da nossa diocese, é uma graça poder participar nestas catequeses, como momento de formação e oração, mas também muito importante poder proporcionar estes momentos aos jovens da diocese. São momentos de excelência para colocar a debate, de forma construtiva e centrada em Cristo, questões muito prementes e fraturantes do nosso quotidiano.

Inês Costa Baptista, Equipa da Pastoral da Juventude de Setúbal

24 de Abril de 2017