Renovamento Carismático em Assembleia

2017_04_27_Assembleia_RCC_1

Como acontece todos os anos, também este ano se realizou, no passado dia 23 de abril, Domingo da Divina Misericórdia, a Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático Católico de Setúbal. Trata-se da atividade mais importante do Renovamento Carismático em cada ano pastoral, pois nela se encontram os irmãos que integram os trinta e três grupos de oração existentes na Diocese, a fim de, em conjunto, louvarem a Deus, receberem ensinamento e partilharem a alegria do encontro.

Apesar de cada grupo de oração ter a sua reunião semanal, é nesta Assembleia anual que todos se reencontram, com muita alegria, designadamente por poderem estar com o nosso Bispo, D. José Ornelas, e escutar o seu ensinamento.

Além disso, tínhamos ainda, este ano, mais dois motivos especiais para, em conjunto, celebrarmos e louvarmos a Deus: o cinquentenário do Renovamento Carismático Católico e o centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

O Renovamento Carismático surgiu na Igreja Católica, como uma graça inesperada, uma surpresa do Espírito, após o Concílio do Vaticano II. Mais precisamente, em 17-19 de fevereiro de 1967, num retiro ocorrido na Universidade de Duquesne, EUA, onde um grupo de católicos pôde experimentar, como num novo Pentecostes, a efusão do Espírito Santo e os dons carismáticos.

Ora é pela efusão do Espírito Santo, verificada na oração carismática, que somos levados a ter a experiência do profundo Amor do Pai; da presença de Jesus Cristo na nossa vida; de sermos conduzidos pelo mesmo Espírito. E é também pela efusão do Espírito Santo que vimos renascer em nós a certeza do amor de Nossa Senhora e a vontade de corresponder a este amor com a recitação do terço.

«Espírito Santo, Senhor que dá a Vida»

Daí que, neste ano de dois jubileus tão importantes para nós, a nossa Assembleia tivesse por tema: «Espírito Santo, Senhor que dá a Vida».

Esteve connosco o Frei Pedro Bravo, sacerdote carmelita, que nos ajudou a refletir e a perceber, por palavras simples e tocantes, como é que o Espírito Santo é o Senhor que dá a Vida, que renova todas as coisas, que nos faz experimentar as delícias de Deus. E como é que o mesmo Espírito encheu a terra e começou uma obra nova, uma nova criação, através do sim da Virgem Maria.

Também o nosso Bispo, D. José Ornelas, nos honrou com a sua presença, presidindo à Eucaristia e proferindo tocante homilia que, para sempre, ficará gravada nos corações de todos.

Pela sua importância, não podemos deixar de destacar aqui, e assim partilhar, a seguinte conclusão dessa mesma homilia:

«É bom saber que, mesmo nos nossos limites, nós contamos com a presença do Senhor, nós contamos com a força transformadora do Seu Espírito e não desanimamos. Jesus tinha tudo para desanimar. Mas, até ao fim, até à Cruz, Ele ofereceu-se, como Dom, como para fazer da Sua própria Vida o Dom do Espírito que nos renova e que, também a nós, nos dá a força de criarmos o mundo novo”.

Resumindo: “Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap. 21, 5), foi a Palavra inspiradora de toda esta Assembleia.

José Azadinho, responsável pelo Renovamento Carismático Católico na Diocese de Setúbal

27 de Abril de 2017