CNE – Jogos da Primavera 2017

14

«Orienta-te!». Foi com este tema que se realizou, no sábado, dia 29 de abril, dia a 42ª edição dos Jogos da Primavera, a grande festa que reúne os Escuteiros de Setúbal para celebrar o seu patrono, São Jorge, e que contou com a participação de quatro mil Escuteiros.

Realizado no Parque de Santiago, nas Manteigadas, na cidade sadina, a festa encerrou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano, D. José Ornelas. Após o encerramento dos Jogos realizaram-se as atividades regionais das II, III e IV Secções: Caminhos, Icthus e ConstróY, respetivamente.

Ana Margarida Chagas, a Chefe Regional, disse que o tema Jogos da Primavera deste ano – “Orienta-te!» – era uma interpelação do executivo regional para os Escuteiros pararem para pensar para onde, e com quem, queriam caminhar.

«Os Jogos da Primavera são a grande festa da região – afirmou a Chefe Regional – É uma festa de encontro de amigos, de irmãos Escuteiros, mas é sobretudo uma festa de encontro com Ele. A escolha da Eucaristia ao terminar estes jogos, é para deixarmos bem assente que é com Ele que queremos deixar o nosso coração».

Caminhar, aprender o sentido da vida, partilhar… e servir na comunidade

Na homilia da Eucaristia de encerramento dos Jogos da Primavera, o Bispo de Setúbal destacou o Evangelho que relata a passagem dos discípulos de Emaús. «O que nos diz este Evangelho hoje? – interpelou – Que Jesus é Alguém que caminha connosco. Também nos Escuteiros se aprende a caminhar juntos. É aí que nos descobrimos uns aos outros e traçamos metas».

D. José Ornelas destacou também a importância de reconhecer o sentido das coisas: «Aqueles discípulos caminhavam com Jesus e ardia-lhes o coração. Nós aprendemos isso quando estamos juntos na catequese e na escuta da Palavra de Deus. É aí que aprendemos o sentido da vida. Para vos ajudar têm os vossos chefes, que vos ensinam e orientam, e em casa os vossos pais».

O Prelado sublinhou ainda a partilha de vida a que cada um é convidado, levando o encontro com Jesus para as comunidades: «Partilhar o pão é partilhar a vida, o tempo, as qualidades – disse – Estes discípulos que receberam Jesus voltaram para a comunidade. Também cada um de nós leva Jesus para a sua vida e, todos juntos, criamos um mundo melhor, uma Igreja melhor. Este é o ideal do Escutismo que Jesus traz: Um mundo mais fraterno e humano, não para nos servimos, mas ajudarmos os outros».

Ofertório será entregue às Missionárias da Caridade

O valor do ofertório entregue por cada um dos Agrupamentos, durante a Eucaristia, destina-se às Missionárias da Caridade que residem no Outeiro da Saúde. De acordo com a Chefe Regional, Ana Margarida Chagas, no ano que se iniciam as obras da nova base regional, e que ficará mesmo ao lado do edifício das consagradas conhecidas por Irmãs da Madre Teresa de Calcutá, este é um primeiro gesto de colaboração que, de futuro, se concretizará de outras formas e com outra regularidade.

Também a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira esteve presente e dirigiu uma palavra de incentivo aos Escuteiros ali presentes. «Esta noite de hoje fez-me lembrar a minha infância e juventude, porque eu também fui Escuteira».

Por outro lado, Maria das Dores agradeceu à Junta Regional do CNE em Setúbal por terem escolhido a cidade sadina, e sobretudo aquela zona da cidade (junto ao Bairro da Bela Vista), para a realização dos Jogos da Primavera: «Este é um espaço muito especial para toda a autarquia. Esta zona precisa muito do vosso amor, do vosso carinho, do vosso afeto. Obrigada por terem vindo para cá».

Anabela Sousa

Fotos da Eucaristia de Encerramento dos Jogos da Primavera, disponíveis no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.

01 de Maio de 2017