Seminário de visita às comunidades

Seminário_Vocações_2

A Semana de Oração pelas Vocações terminou ontem, dia 07 de maio, no Domingo do Bom Pastor. Ao longo destes dias, os seminaristas do Seminário de São Paulo de Almada estiveram de visita a diversas comunidades. Aqui fica o testemunho do seminarista Afonso Pereira.

“Nesta semana, em que a Igreja nos convidou a rezar, mais intensamente, pelas vocações, o Seminário andou a visitar algumas comunidades da nossa Diocese. Visitámos o Externato Frei Luís de Sousa e as paróquias de Anunciada, Cova da Piedade, Pinhal Novo e a comunidade da Igreja dos Pastorinhos de Fátima, no Montijo.

Primeiro com o objetivo de, com aqueles com quem nos encontrámos, refletirmos sobre “O que é isto da Vocação?”, e depois: o que é que nos diz o facto de existirem pessoas, que na sua liberdade, escolhem entregar-se totalmente a Deus?

Nas visitas ao colégio, às catequeses e no tempo que nos foi disponibilizado durante a celebração Eucarística, tivemos oportunidade de dar testemunho sobre a nossa própria vocação e convidar cada um à oração pela sua própria vocação, com o objetivo de levar os jovens a Jesus e a perguntar-lhe: “Senhor, o que é que queres de mim? Como queres que me entregue a ti?”.

Descobrir a vontade de Nosso Senhor para a nossa vida, e cumpri-la, é a única forma de sermos realmente felizes. Uma felicidade que não se corrompe com os problemas do mundo, uma felicidade que se funda na pedra angular que é Cristo Jesus.

Convido-vos também, agora já no ‘rescaldo’ desta semana, que tenham presente na vossa oração, cada jovem da nossa Diocese. Que estes tenham coragem de pôr a questão e ordenem a sua vontade para aquela que percebem ser a de Jesus. É também através de pessoas concretas que Jesus nos fala, por isso cada um de nós deve ser ‘canal de comunicação’ de Jesus para cada jovem que connosco partilha a mesma fé, n’Aquele que é “O Bom Pastor”.

Para nós, seminaristas, estas visitas são sempre oportunidade, não só de dar mas também de receber, principalmente da parte dos párocos que nos acolhem, mostrando-nos o que é ser Pastor, à imagem de Jesus, na realidade concreta da nossa Diocese nos dias de hoje.”

Afonso Pereira, seminarista

08 de Maio de 2017