Aprender a ler a Arte Sacra

Arte Sacra 3_Sao Sebastiao

A 1ª edição do ciclo formativo “Aprender a ler a Arte Sacra”, promovido pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, chega ao fim no próximo dia 27 de maio, data em que será realizada a 3ª sessão deste projeto que surgiu com o objetivo de proporcionar a um público geral uma melhor compreensão da diversidade e da essência da Arte Cristã.

Nesta última sessão, intitulada “Alfaias e Paramentos. Os objetos ao serviço de Liturgia”, serão elencadas e analisadas as principais tipologias de alfaias e paramentos litúrgicos utilizados no âmbito do culto católico, abordando a sua origem e funcionalidade litúrgica bem como a sua evolução histórica e estilística.

Se é um facto que uma parte significativa das obras-primas das artes da ourivesaria e da paramentaria são de matriz religiosa, torna-se sobretudo fundamental, para além da sua compreensão artística, melhor perceber a funcionalidade e simbologia que deu origem a tais objetos.

A formação será orientada por Artur Goulart de Melo Borges, coordenador do Inventário do Património Cultural Móvel da Arquidiocese de Évora. Licenciado em Arqueologia no Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, em Roma, e tendo concluído o Corso di Cultura sull’Arte Ravennate e Bizantine, na Universidade de Bolonha (além de outras formações nas áreas da história da arte e museologia), foi diretor do Museu de Évora, comissariou diversas exposições e coordenou várias publicações.

A iniciativa decorrerá no dia 27 de maio de 2017 (sábado), entre as 10h00 e as 13h00, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal. A participação é gratuita mediante inscrição prévia para artesacra@diocese-setubal.pt ou 265 539 941 (de 3ª a 6ªf, das 14h30 às 16h30).

Mais informações em www.artesacra-setubal.org

17 de Maio de 2017