Centenário das Aparições de Fátima

Com Maria, peregrino na esperança e na paz… Assim se apresentou o Papa Francisco no Santuário Fátima, no Centenário das Aparições, onde canonizou os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Um momento histórico. Muitos foram, também, os peregrinos de Setúbal que rezaram com o Santo Padre, na casa da Mãe, nos dias 12 e 13 de maio de 2017.

A título individual ou em grupo… A pé, de carro, autocarro ou bicicleta. De muitas e variadas formas, os peregrinos de Setúbal foram chegando a Fátima para as celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos. No coração, além das intenções a entregar no “colo da Mãe”, levavam o desejo de estar e rezar com o Papa Francisco, o sucessor de Pedro.

Veja, no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui, as fotografias dos peregrinos de Setúbal que estiveram em Fátima.

O júbilo à chegada do Papa, e o silêncio na oração

Previa-se a chegada do Santo Padre ao final da tarde de sexta-feira, 12 de maio, e logo cedo o Santuário de Fátima se começou a encher. Já os peregrinos estavam em ambiente de grande festa e alegria, quando os écrans do recinto mostraram o Papa Francisco a pisar solo português.

Daí, até à chegada do sucessor de Pedro ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o ritmo foi marcado ao som de cânticos, com muita cor, luz e bandeiras. A chuva dos dias anteriores já tinha passado, e o sol tomou conta de todo o recinto.

Chega o Papa Francisco. Primeiro nos céus, de helicóptero. Depois, ao longe, avista-se o papamóvel. Os sinos da Basílica da Senhora do Rosário fazem-se ouvir. O Santo Padre entra na Santuário. Minutos de júbilo. Canta-se: “Vem peregrino na esperança. Vem peregrino na Paz”. Ao longo do percurso, o Papa acena a todos até entrar na Capelinha das Aparições.

Aí, o momento é de oração. Rapidamente se faz um silêncio imenso, profundo, que dura largos minutos. O Papa reza diante de Nossa Senhora. O povo acompanha e reza com ele. Em silêncio. No final, é tempo de se dirigir à Casa de Nossa Senhora do Carmo.

A surpresa: Papa percorre, a pé, parte do percurso até à Capelinha das Aparições

O Papa regressa ao Santuário, à noite, para a bênção das velas e recitação do terço. Entra de papamóvel no recinto, mas a meio do percurso pede para ir a pé. Desce do papamóvel e caminha, como peregrino, até à Capelinha das Aparições. Um trajeto curto, pelo corredor central, mas pleno de significado. Os peregrinos exultam.

Nas primeiras palavras dirigidas à multidão, Francisco sublinha a importância da oração do terço e aponta Maria como uma “Mestra da vida espiritual”. Antes de se iniciar a procissão das velas, o Papa retira-se. Os peregrinos permanecem no Santuário, em oração. Primeiro a procissão, depois a Eucaristia.

Durante a noite… Associação Vale d’Ácor dinamiza Via Sacra no recinto do Santuário

Durante a noite, muitos permanecem no recinto do Santuário de Fátima. Descansam, dormem, rezam, mas não arredam pé. Da chuva, nem sinal. Após a Adoração ao Santíssimo Sacramento na Santíssima Trindade, a vigília de oração noturna continua a com a Via Sacra dinamizada pela Associação Vale D’Ácor, de Setúbal. A vigília de oração que se segue na Capelinha das Aparições é animada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto: os dois santos, não mártires, mais novos da história da Igreja

No dia 13 de maio, antes da celebração da Eucaristia com os milhares de peregrinos que esperam a canonização de Francisco e Jacinta Marto, o Papa Francisco reza junto aos seus túmulos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, apresenta ao Santo Padra a vida dos dois pastorinhos. Pede-lhe que os admita como exemplos de santidade para o mundo. Assim é. Francisco aceita e canoniza Francisco e Jacinta. Uma longa salva de palmas ecoa pelo Santuário. Os dois videntes já são santos.

“Queridos peregrinos, temos Mãe! Temos Mãe!”

Da homilia da missa da canonização de Francisco e Jacinta Marto, há uma frase veemente que marca os peregrinos: “Queridos peregrinos, temos Mãe, temos Mãe! Agarrados a Ela como filhos, vivamos da esperança que assenta em Jesus”.

O Santo Padre refere-se também aos Pastorinhos, “a quem a Virgem Maria introduziu no mar imenso da Luz de Deus e aí os levou a adorá-Lo”. Diz ainda que “não podia deixar de vir” a Fátima venerar a Virgem Maria e “confiar-lhes os seus filhos e filhas”.

O adeus à Virgem de Fátima

A manhã fica, ainda, marcada pelo abraço do Papa a Lucas, a criança brasileira miraculada, pela saudação aos doentes. E pelo adeus à “Senhora mais branca do que o sol”. É feito como manda a tradição no Santuário de Fátima: Francisco despede-se acenando com o lenço branco e junta-se ao mar de lenços brancos que varre o recinto. A emoção do Santo Padre é visível.

A peregrinação do Papa Francisco está quase a terminar. Despedindo-se dos peregrinos no Santuário, e após o almoço com os Bispos portugueses, há muitos outros na rua que aguardam a última passagem do Santo Padre no regresso a casa. Francisco parte… mas no coração dos peregrinos fica a gratidão pelos momentos vividos nos dois dias em que se celebraram os 100 anos das aparições.

Anabela Sousa