A Paróquia de São José Operário, na Baixa da Banheira, vai viver entre 24 e 27 de maio, o mês de Maria noutra intensidade. Serão três dias de estudos bíblicos e ainda uma procissão de velas pelas ruas da vila.
O pároco João Guedes da Silva anunciou que de 24 a 26 de maio a partir das 21h00 é dinamizada uma ação de formação em estudos bíblicos com o tema ‘Das aparições na Bíblia às aparições em Fátima’.
A iniciativa tem como formador o biblista frei Herculano Alves, dos Franciscanos Capuchinhos, na Cripta da igreja paroquial da Baixa da Banheira, e é realizada no contexto do Centenário das Aparições de Fátima.
Já no sábado, 27 de maio, realiza-se “a tradicional procissão de velas e recitação do terço em honra de Nossa Senhora”, recordou o pároco da igreja da Baixa da Banheira. Começa às 21h30 e passa por oito ruas da vila. O frei João Guedes da Silva mobilizou a comunidade a assinalar a passagem da procissão nas diversas ruas com velas e as colchas nas janelas.
Com o tema ‘O meu coração imaculado conduzir-vos-á até Deus’, a procissão começa no interior da igreja às 21h00. Quem não tiver velas vai poder adquirir no átrio em frente à igreja, junto aos canteiros.
De assinalar a participação das crianças que foram batizadas e as que fizeram a primeira comunhão, seguidas pelas restantes crianças da catequese. A Ordem Franciscana Secular também incorpora a procissão e depois o andor de Nossa Senhora de Fátima.
Nos últimos dias do mês dedicado a Maria, a recitação do Terço é no horário normal: às 17h00 na capela do Vale da Amoreira e às 21h00 na igreja paroquial da Baixa da Banheira.
Carlos Borges
Paróquia da Baixa da Banheira