Paróquia de Palhais/Santo António

Palhais_na_Mesquita

O Sheik David Munir convidou a Paróquia de Palhais/Santo António a visitar a Mesquita Central de Lisboa. E a Paróquia respondeu positivamente, visitando-a a 21 de maio.

Na sala de conferências, o Sheik deu a conhecer a história da fundação desta Comunidade Islâmica e da construção desta que foi a primeira Mesquita a ser construída de raiz em Portugal (1985). Respondeu a algumas questões dos visitantes, nomeadamente acerca do Ramadão (inicia na tarde do dia 26 de maio) e respetivo jejum, poligamia/monogamia e uso do véu.

Visitou-se a sala mortuária e a sala de orações, onde foi explicada a forma de oração islâmica. David Munir mostrou ainda os restantes espaços desta grande Mesquita: pavilhão desportivo, sala de eventos e refeitório, onde se servem centenas de refeições mensalmente, gratuitas para os pobres da cidade.

A Comunidade Islâmica de Lisboa foi constituída em 1968 por um grupo de jovens estudantes muçulmanos, oriundos das ex-colónias, que na altura se encontravam a estudar aqui em Lisboa. Em 1977, a Câmara Municipal de Lisboa cedeu um terreno para a construção de uma Mesquita, obra inaugurada em 1985. Em Portugal existem mais de 50.000 muçulmanos em várias zonas do território, nomeadamente na área de Lisboa, Porto e Algarve. Existem Mesquitas em várias cidades de Portugal, às vezes onde menos se pensa: Lisboa, Odivelas, Barreiro, Porto, Viseu, Albufeira e mais 30 locais, aproximadamente.

Esta visita da Paróquia de Palhais/Santo António realça o valor da amizade entre os diversos povos e religiões que louvam o mesmo Deus Misericordioso e Misericordiador. O Sheik Munir terminou a visita desafiando a um encontro amigável de futsal entre católicos e muçulmanos. O desafio será aceite…

Pe. Tiago Veloso, pároco de Palhais/Santo António

22 de Maio de 2017