Jovens de Sobreda e Vila Nova da Caparica

CicloCinemaMissionarte

Todos os dias se deve aprender a arte de amar”, diz-nos o Papa Francisco.
E para “Aprender a Amar”, o grupo de jovens MissionArte, das Paróquias de Sobreda e Vila Nova da Caparica, organizou um Ciclo de Cinema dedicado a este mesmo tema.

O ciclo decorreu ao longo de 3 noites, na Creche da Sagrada Família, em Vila Nova de Caparica, e contou com a participação de 3 convidados especiais que, através de um comentário aos filmes visionados, ajudou os presentes a refletir como se pode “Aprender a Amar: Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, todos os dias da nossa vida”.

Na primeira noite (22 abril), Bernardo Ventura, jornalista na Rádio Ecclesia Angolana, comentou o filme “Beleza Colateral” e, com o seu testemunho de fé e esperança  levou os presentes a refletir sobre a beleza de vivermos para o serviço. “Se em toda a minha vida eu servi o Senhor na saúde, por que não servi-l’O também na doença?”

Na segunda sessão (6 maio), a Professora Dulce Gonçalves da Faculdade de Psicologia (ULisboa) comentou o filme “Os 33”  e convidou à oração pela vida dos mineiros chilenos que sobreviveram ao acidente da Mina de S. José, em 2010. Através desta história, anunciou “Aquele que é a Luz do Mundo” e que nos ensina a amar não só nos momentos de alegria, mas também (e sobretudo) nos de tristeza.

Para fechar o ciclo (20 maio), o casal Cristina e Pedro Silva, oriundos da paróquia do Seixal, comentaram a comédia francesa “A Família Bélier”, partilhando como pais e filhos têm aprendido a amar todos os dias, no seio da família. Terminando, referiram-se a Nossa Senhora, como exemplo de caminho para chegar ao seu Filho.

Três noites de encontro com o Senhor e com os irmãos, que contaram com a adesão de jovens e famílias vindos não só da paróquia de Vila Nova, como de outras vizinhas. Três noites de oração, aprendizagem e convívio fraterno, onde, claro, não faltaram pipocas.

MissionArte

28 de Maio de 2017