Crismas na Sé de Setúbal

Crismas_Se

Ao encerrar o Tempo Pascal, no Domingo de Pentecostes, dia 04 de junho, D. José Ornelas crismou, na Sé de Setúbal, cerca de vinte confirmandos originários das diferentes paróquias da cidade sadina (Santa Maria da Graça e São Julião, São Sebastião, Coração de Maria e Nossa Senhora da Conceição), e de outras paróquias da diocese, nomeadamente de Corroios e Pinhal Novo.

Fotografias no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.

Com o fim do ano pastoral a aproximar-se, muitas têm sido as comunidades da Diocese, onde o Bispo de Setúbal tem vindo a crismar jovens e adultos. No entanto, a celebração na Sé, no Domingo de Pentecostes é, disse D. José Ornelas no passado domingo, “especial, porque nos mantém unidos na diferença das nossas origens. Temos todos o mesmo Pai, o Deus que cuida de nós”.

Na homilia da Eucaristia, e dirigindo-se aos que iam receber a Confirmação em dia de Pentecostes, D. José Ornelas sublinhou que “o Espírito de Deus é sempre um espírito de cuidado, e que por isso também cada um é chamado a ser cuidador”.

“A vida que vem de Deus é uma vida que não acaba – disse D. José Ornelas – e por isso, a vida tem que ser acarinhada. Deus não teve medo de entrar onde se sofre, e aceitou até a fragilidade das fragilidades: a morte. Veio para nos levar ao mundo dEle, onde a vida não acaba, e deixou-nos o Seu Espírito”.

O Prelado destacou ainda que, aqueles que recebem o dom do Espírito de Deus, são chamados a imprimir força ao mundo e empenharem-se num mundo que, muitas vezes, não é perfeito: “Temos que nos preparar para ter chatices. É certo que o Espírito de Deus é Espírito de vida e carinho, mas o nosso mundo está cheio de predadores. Ter espírito de cuidador é levar a esperança a todos, acolhendo a diferença de cada um”, disse.

Anabela Sousa

08 de Junho de 2017