Ministros Extraordinários da Comunhão insitituídos na Sé

DSC_0515

No dia da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, quinta-feira, dia 15 de junho, D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, instituiu na Sé, quarenta novos ministros da comunhão.

Fotografias no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.

Na ocasião, o Prelado sublinhou que os novos ministros da comunhão são, agora, “elementos de comunhão da comunidade, que vão reunir e chamar os que estão mais longe, ao serviço dos que muitas vezes não têm ninguém e estão desalentados”.

D. José Ornelas disse ainda que além dos Sacerdotes e do próprio Bispo, todos os que assumem serviços de apoio à liturgia e ao altar têm funções importantes: “Cristo torna-se presente na própria Eucaristia, mas fá-lo através de mediações, de pessoas que tornam presente, em forma humana. Neste grande sacramento, é importante a figura dos presbíteros, que presidem à Eucaristia e perpetuam a Ceia do Senhor na sua comunidade, como Ele próprio recomendou: “fazei isto em memória de mim“., disse.

No entanto, afirmou ainda o Prelado, “um lugar importante no contexto eucarístico é o dos ministros da comunhão” porque “estão ao serviço da comunhão, isto é, da relação e da unidade de toda a comunidade, a partir do sacramento central da Eucaristia: da comunhão/relação com Deus e da relação e comunhão entre os irmãos e irmãs da comunidade.

Ao terminar a homilia, o Bispo formulou dois desejos aos novos ministros da comunhão: “São vocês que fazem a ligação da comunidade com os que estão fora, distribuindo o Pão Vivo de Deus aos que não se podem deslocar, por isso, espero que tenha muito respeito, alegria e consciência do dom que hoje recebem. Por outro lado, espero que aceitem Jesus na sua proximidade. Os gestos que fazemos são importantes, mas nunca vamos excluir ninguém pela forma de comungar”.

Os novos ministros da comunhão são provenientes das Paróquias de Almada, Cova da Piedade, Feijó, Baixa da Banheira, Vale Figueira, Quinta do Anjo, Quinta do Conde, Fernão Ferro, Vale de Milhaços, Faralhão e Pinhal de Frades.

Anabela Sousa

15 de Junho de 2017