Centro Social Paroquial D. Manuel Martins

CentroParoquia_SraConceicao_Setubal

O Centro Social Paroquial D. Manuel Martins, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, recebeu neste mês de junho, a visita da Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, Natividade Coelho. A diretora visitou os vários dispositivos de ação e intervenção social, em favor da assistência e inclusão dos pobres e carenciados, implementados na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, onde todos os serviços funcionam com a força do voluntariado.

Destes, salienta-se a Clínica Social Dentária, onde colaboram voluntariamente 10 médios, 3 assistentes dentárias, 4 técnicas de esterilização, 4 rececionistas e três técnicos de contabilidade. Desde setembro de 2015, altura em que foi inaugurada, já tratou cerca de 1300 pessoas, e o número de consultas ronda as 3100. Existem, ainda, diversos protocolos assinados com várias instituições de cariz social.

Para além deste equipamento, também o restaurante social, a funcionar todos os dias da semana desde 29 de junho de 2011, já distribuiu mais de trezentas mil refeições, com o serviço de voluntariado de 34 pessoas.

Entre outros, funcionam naquela Paróquia, uma farmácia social; um serviço de entrega de roupas; um Gabinete de Inserção Profissional para apoio a desempregados; o serviço de ensino de língua portuguesa a refugiados; apoio escolar gratuito a crianças e adolescentes pobres; um serviço de Atendimento Social a famílias carenciadas. Existe ainda, uma comunidade da Igreja Ortodoxa que visa a inclusão social dos imigrantes.

Centro Paroquial Social D. Manuel Martins enquadrará, juridicamente, as respostas sociais

A Diretora da Segurança Social de Setúbal visitou ainda o projeto “Mãos dadas”, que desenvolve, de terça a sexta feira, múltiplas atividades culturais e de convívio: informática, pintura, alfabetização, aprendizagem de inglês e italiano, exercício de Pilates, Grupo Coral, artes manuais, cultura geral, saúde, entre outros. O seu responsável, Acácio Veiga, expôs em pormenor toda esta ação desenvolvida e que envolve cerca de 190 pessoas na sua maioria reformados.

Após a visita aos diferentes serviços, Natividade Coelho reuniu com alguns dos responsáveis da Instituição, onde tomou conhecimento do recém-constituído Centro Paroquial Social D. Manuel Martins, que enquadrará juridicamente várias destas valências de intervenção e ação social.

Finalmente, a diretora enalteceu tudo aquilo que viu, deixando uma palavra de agradecimento e caracterizando a Instituição como um verdadeiro Centro Comunitário, mostrando-se igualmente disponível para o apoio de registo, constituição e declaração de utilidade pública do Centro Social Paroquial D. Manuel Martins.

Pe. Constantino Alves, pároco de Nossa Senhora da Conceição

24 de Junho de 2017