Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

CoracaoJesus

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na passada sexta-feira, dia 23 de junho, reuniu no Santuário de Cristo Rei, os sacerdotes da Diocese de Setúbal. Um convite do Bispo diocesano, D. José Ornelas, para dar graças a Deus pelo dom do sacerdócio. Neste dia, foram também assinalados, de forma especial, os jubileus de ordenação presbiteral de oito sacerdotes que, em 2017, celebram sessenta, cinquenta e vinte e cinco anos de “uma vida oferecida em comunhão com o Coração do Senhor”, como assinalou o Prelado.

Fotografias disponíveis no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.

A manhã iniciou-se com a sessão evocativa destes jubileus de ordenação presbiteral, onde os sacerdotes foram convidados a partilhar um pouco do seu itinerário de vida ao serviço do Evangelho. Um momento conduzido pelo jornalista da Ecclesia, Henrique Matos, que colocou em evidência pequenos retratos da vida de cada um dos padres que, este ano, festejam o jubileu do seu sacerdócio.

Uma vida ao serviço dos pobres, a importância da família, o “salto no escuro” perante o chamamento de Deus, as dificuldades económicas na altura da revolução, a vida junto dos operários, a relação com a comunidade, a recordação de padres e bispos que marcaram a caminhada de cada um na certeza de que “ninguém é padre sozinho”, foram algumas das partilhas dos sacerdotes que testemunharam a vida de entrega total ao serviço do Evangelho.

Formados à imagem do Coração de Jesus

D. José Ornelas, na homilia da Eucaristia a que presidiu na capela do monumento a Cristo Rei, convidou os sacerdotes a aprender o Amor do Coração do Senhor e a cuidar daqueles que lhes são confiados, especialmente os mais frágeis.

“O Deus de Amor revela-se, através do seu Filho, e chama-nos: ‘Vinde a mim todos vós que andais cansados e afadigados’. Essa deve ser a nossa preocupação, todos os que nos comprometemos ao serviço da Igreja: o serviço da família, o serviço dos mais pobres, sobrecarregados e desorientados”, disse o Bispo de Setúbal.

Sublinhou ainda que os sacerdotes são formados à imagem do Coração de Jesus: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Assim o Prelado destacou: “Este é sempre o nosso ideal. Aprendei de mim, a partir de dentro, da verdade daquilo que sou: Filho, em comunhão com o Pai, parecido com o Pai, expressão do ser do Pai”.

E acrescentou: “No nosso ministério, há cansaço, há frustrações, há desgaste. Mas verdadeiramente configurados com o Coração do Senhor, seremos capazes de viver tudo isto em alegria, porque o Coração do nosso Deus é um Coração de Amor”.

Ao terminar a Eucaristia, as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus que estão ao serviço no Santuário de Cristo Rei desde a sua chegada à Diocese no início de fevereiro, fizeram a renovação dos seus votos de devoção.

Em ano pastoral dedicado à Família, Ana Júlia e Henrique, foram o casal que animou a Eucaristia e a sessão evocativa dos jubileus sacerdotais. Após a celebração Eucarística, teve lugar um almoço-convívio.

Anabela Sousa

26 de Junho de 2017