Crismas em Azeitão

Crismas_Azeitao

No passado domingo, dia 25 de junho, foi Pentecostes em Azeitão: o Espirito Santo, pela imposição das mãos de Dom José Ornelas, desceu sobre 26 adolescentes e 23 adultos.

A acompanhá-los neste caminho com Cristo estava a Madalena. Veio de muito longe. Do Dubai. Para aqui, na paróquia de São Simão de Azeitão, os pais darem cumprimento ao que, no mesmo sítio, no dia do seu casamento, prometeram: educa-la para Jesus. A Madalena veio do Dubai a Azeitão fazer a sua Primeira Comunhão.

Como disse o Prior, Pe. Luís Matos Ferreira, eram 49 + 1. Cinquenta. Os dias do Domingo da Ressurreição ao Pentecostes. Cinquenta a fazerem caminho com o Senhor. Foram 26 jovens que caminharam na catequese durante 10 anos, com 23 adultos que neste último ano pastoral fizeram a preparação para completar a Iniciação Cristã, e a Madalena que comungou Jesus pela primeira vez.

Foi uma celebração luminosa. Serena. Numa igreja apinhada fez-se silêncio.

Durante a homília, D. José Ornelas, o bispo diocesano, recordou-nos que, ali, perante nós, se reatualizava a manhã de Pentecostes e que, como “Deus não perdeu força deste então, o Espírito é o mesmo”. Convidou-nos a abrir o coração para nos tornarmos cristãos à séria, para partilharmos “o ADN de Deus”, numa história de Amor de Deus connosco que começa no Batismo, quando somos “enxertados n’Ele”.

Já no final da celebração (concelebrada pelo Padre Luís Ferreira, prior da comunidade, e pelo cónego Armando Duarte) D. José Ornelas lembrou aos, já então crismados, que agora era altura de se fazerem à estrada: de servirem os irmãos, de anunciarem Cristo.

A tarde caia, mas tudo estava a começar para estes novos comprometidos das paróquias de Azeitão.

Ana Guerreiro, paroquiana de Azeitão

30 de Junho de 2017