Respondendo ao desafio lançado pela Direção Regional e posterior aprovação em Conselho de Representantes, realizou-se, em junho, o Acampamento inter-núcleos, na Quinta do Álamo – Seixal.
Este acampamento tinha duas vertentes: fortalecer os laços de fraternidade entre os Associados da nossa Região; e assumirmos a nossa missão de Escuteiros Adultos Católicos, na Sociedade e na Comunidade onde estamos inseridos, a partir da nossa ação de Voluntariado e de Serviço, ou seja, aproveitando as aptidões e as mais-valias dos nossos associados.
Aceitaram este desafio, os seguintes Núcleos: Baixa da Banheira, Papa Francisco-Montijo, Santa Maria da Graça, S. João Batista-Vale de Milhaços, S. José-Camarinha e Santiago-Sesimbra, num total de 25 associados e 8 familiares e amigos.
Durante a tarde do dia 9 de junho procedeu-se à montagem de campo e, depois do jantar, seguiu-se uma alegre confraternização.
O dia 10 foi dedicado ao trabalho na Quinta do Álamo. Foram constituídas 3 equipas, sobre a orientação do Paulo Coelho: uma para colocar pedras no espaço da arena do Fogo de Conselho; outra equipa para preparar o teto e o chão da casa da abegoaria e que futuro será um espaço onde as crianças das escolas poderão acantonar; a terceira equipa ficou junto ao espaço da cozinha e lavabos a construir as futuras churrasqueiras.
Pelas 19,00 horas tivemos a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre José Manuel Abreu.
No dia 11 procedeu-se à limpeza do lago e desmatação do terreno envolvente. Depois do almoço, procedeu-se desmontou-se o campo, e deram-se as despedidas com a “Canção do Adeus” e o “Abraço dado em Deus”.
À saída da Quinta do Álamo era visível na cara de todos os participantes a alegria de termos estado juntos e com a satisfação do dever cumprido, e eram unânimes os comentários de que este tipo de ação se deveria repetir mais vezes.
Manuel Tomás Silva, Secretário da Direção Regional de Setúbal da Fraternidade Nuno Álvares