comprehensive-camels

Ultreia Diocesana – MCC Setúbal

UltreiaDiocesana

No passado dia 25 de junho, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Setúbal viveu o culminar das suas actividades do ano pastoral de 2016/17, reunindo-se em festa, convívio, partilha e amizade, em “Ultreia”, no Seminário Scalabrini da Amora.

O dia iniciou-se com as orações da manhã na capela do seminário. Prosseguiu-se a Ultreia ao som do “De Colores” cantado por todos os presentes em clima de grande festa.

A reitora da Ultreia, Mariana Dias deu as boas vindas a todos os presentes apresentando de seguida o casal Maria Cristina Godoi e Marcos Reis, cursilhistas da vigararia de Palmela/Sesimbra, convidando-os a darem o seu testemunho de quarto dia em casal.

Foi um testemunho vivo e entusiasta, de pessoas que partilharam os seus percursos de vida até de terem feito o encontro com O Senhor num Cursilho de Cristandade, assinalando as transformações que sentiram depois de o terem vivido a forma como passaram a encarar as dificuldades do dia-a-dia.

A forma simples e emocionada como a Cristina e o Marcos abriram o seu coração e partilharam as suas vidas levaram bastantes dos presentes a fazerem ressonância ao seu testemunho. Alguns casais presentes também sentiram necessidade de partilharem um pouco das suas vidas a dois como casais cursilhistas.

A reitora convidou ainda o casal São e Álvaro Sousa a darem o seu testemunho de perseverança, o que fizeram com alegria e boa disposição, partilhando com todos alguns momentos da história do seu amor e do seu quarto dia, que já chegou aos cinquenta anos, sempre apoiados no seu tripé de estudo, piedade e ação e sempre com grande devoção mariana.

A manhã terminou com a Eucaristia celebrada na capela do Seminário pelo Padre Pio Fantinato, vigário paroquial de Amora e também ele cursilhista entusiasta.

Em seguida, todos os cursilhistas presentes, em clima de festa, partilharam as suas melhores iguarias. O dia terminou com os presentes a cantar temas populares do nosso Portugal, tendo mesmo havido quem se tenha aventurado nuns passos de dança.

Regressamos felizes, de coração cheio e alma “De Colores” com a vivência de mais esta Ultreia Diocesana que “ajudou a viver o fundamental cristão, impelidos pelo testemunho uns dos outros, facilitando o crescimento da conversão. Proporcionou a convivência e a partilha da experiência da vida e da fé, oferecendo um clima de entusiasmo ao partilhar testemunho de vida em que se promove a comunicação, o diálogo, o apoio mútuo, em suma, a amizade”.

Ricardo Rodrigues, cursilhista da Paróquia de Corroios (Santa Marta do Pinhal)

Partilhe nas redes sociais!
04 de Julho de 2017