comprehensive-camels

Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida

Cirio_Arrabida_maritimo_1

O Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, instituído em 1892, pelos pescadores do Bairro do Troino, comemorou este ano o seu 125 º aniversário. A tradição centenária das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida mantém-se viva com 125 anos de história que se cumpriu entre os dias 01 a 09 de julho.

O cortejo marítimo de  barcos  engalanados, reposto em 2015 após mais de 40 anos de interregno, realizou-se no dia 09 de julho, este ano com o regresso das embarcações a Setúbal, que partiram da Praia do Creiro com a imagem de Nossa Senhora da Arrábida.

As Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida tiveram início a 01 de julho com a habitual procissão de velas, seguida do tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, entre os dias 04 e 06.

O ponto alto das comemorações concretizou-se no dia 09, Domingo, com a concretização das comemorações no Convento da Arrábida, com missa, almoço-convívio e cortejo em direção à Praia do Creiro, de onde as embarcações saíram para cumprir o cortejo até Setúbal.

Com a chegada à Doca dos Pescadores, a procissão prosseguiu até à Igreja de Nossa Senhora da Anunciada para encerramento das festas.

Valter Canas

Partilhe nas redes sociais!
11 de Julho de 2017