Comunicado de D. José Ornelas

Simbolos_Jose_Ornelas

Ao terminar o ano pastoral, e na véspera do 42º aniversário da criação da Diocese de Setúbal, D. José Ornelas, o Bispo de Setúbal, comunica à Diocese as mudanças nos serviços pastorais das paróquias, e anuncia que outras nomeações complementares de eventuais vigários paroquiais, assistentes de movimentos e secretariados serão oportunamente indicadas.

Chegados à conclusão deste ano pastoral e preparando-se a Diocese para o próximo, depois de um processo de consultas pessoais, comunico a toda a Diocese as mudanças no serviço pastoral das paróquias:

Padre Luís Miguel Matos Ferreira: Vigário Episcopal para a Pastoral da Diocese.

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia: Reitor do Seminário de S. Paulo, Almada

Padre Carlos Filipe Lopes Ramos Silva: Vice-Reitor do Seminário de S. Paulo, Almada.

Padre Fernando Maio de Paiva: Pároco de Anunciada, Setúbal.

Padre Francisco José Santos Mendes: Pároco da Charneca de Caparica e Vigário Paroquial de Vale de Milhaços e de Vale de Figueira.

Padre David da Conceição Caldas: Pároco de Vale de Milhaços, Quasi-Pároco de Vale de Figueira e Vigário Paroquial da Charneca de Caparica.

Padre Fernando Ferreira Belo: Pároco da Comporta.

Padre Fernando Miguel Mendonça Alves: Pároco de Corroios.

Padre Rui Miguel Gomes Simão: Pároco de Fernão Ferro e Pinhal de Frades.

Padre Marco André Paleta Belchior: Pároco de Laranjeiro-Feijó.

Padre José Maria Gonçalves Furtado: Pároco de Nossa Senhora da Conceição do Montijo.

Padre Pedro Albertino Baldaia: Pároco do Pragal e Vigário Paroquial de Almada e Cacilhas.

Padre Marco Fernando da Silva Luís: (continuando Pároco de Almada e Vigário Paroquial de Cacilhas) Vigário Paroquial do Pragal.

Padre Luís Manuel Martins Ferreira: Pároco de Santa Cruz e Reitor da Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, Barreiro.

Padre Quintino Manuel Trinchete: (continuando Pároco de Cacilhas e Vigário Paroquial de Almada) Vigário Paroquial do Pragal.

Padre Leonel Francisco Capinha Neves: Pároco da Quinta do Anjo.

Padre Casimiro Simão Abreu Henriques: Pároco de São Sebastião, Quasi-Pároco do Imaculado Coração de Maria e Reitor da Reitoria de Nª Srª da Boa Hora, Setúbal.

Desejo exprimir sentida gratidão pela disponibilidade generosa, abertura de coração e sincera busca da vontade de Deus que encontrei nos sacerdotes, e louvo o Senhor da Igreja pelo sentido pastoral por todos manifestado.

Aos Padres que terminam a sua função de Pároco, vai a gratidão do Bispo e de toda a Diocese, pedindo ao Bom Pastor que os recompense pelo trabalho que realizaram nas suas paróquias.

Aos que vão iniciar novo serviço pastoral asseguro a garantia da minha oração e assistência no desempenho da missão agora confiada, na certeza de que continuarão a servir, com renovado entusiasmo, a nossa Igreja diocesana.

Às comunidades que são envolvidas neste processo de busca de um serviço pastoral de conjunto para toda a comunidade diocesana, peço que participem destes sentimentos de gratidão para com os sacerdotes que estiveram ao seu serviço até este momento, e que acolham com fé e carinho os sacerdotes que se disponibilizam para o seu serviço.

Outras nomeações complementares de eventuais vigários paroquiais, assistentes de movimentos e secretariados serão oportunamente indicadas.

Quero agradecer de modo especial:

– Ao Padre Adalberto Tacanho Saraiva, que passa à condição de Pároco Emérito da Comporta, continuando a viver entre nós, apresentando-lhe o reconhecimento de toda a Igreja diocesana e o desejo de que continue a partilhar connosco a alegria, a amizade e a dedicação ao Evangelho que todos lhe reconhecemos.

– À Congregação dos Missionários Claretianos, que, depois de 90 anos de notável serviço à Igreja na Península de Setúbal, se veem, com pesar, na necessidade de interromper a sua colaboração pastoral na nossa Diocese. Fica-nos uma memória grata a Deus e a quantos Claretianos aqui entregaram a sua vida, esperando um próximo regresso.

– À Companhia de Jesus (Jesuítas), pelo trabalho apostólico dedicado que realizaram por longos decénios nas paróquias de Vale de Figueira e Charneca de Caparica e que, no futuro, se concentrará na Paróquia de S. Francisco Xavier e noutras colaborações que estão a ser articuladas para responder às necessidades pastorais da Diocese.

Para todos invoco a bênção do Bom Pastor, para os novos párocos e para as comunidades onde vão continuar o seu serviço ao povo de Deus, para que, juntos, possamos continuar a dar um testemunho de fé e de comunhão na nossa Igreja Diocesana.

Setúbal, Cúria Diocesana, 15 de julho de 2017

+ José Ornelas Carvalho