Aprender a configurar-se a Cristo, Cabeça e Pastor

Seminaristas_2

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, os seminaristas da Diocese de Setúbal fizeram um passeio com o seu Bispo, D. José Ornelas, à cidade do Porto.

Destaca-se, deste passeio, o dia passado com os Bispos eméritos da nossa Diocese: D. Manuel Martins e D. Gilberto Reis. Com eles e o pároco de Paços de Ferreira, o Padre Samuel Guedes, fez-se uma visita à empresa social desta paróquia, que produz queijos, biscoitos e outros produtos da região. Houve, também, oportunidade de conhecer a vida e obra da venerável Sílvia Cardoso, natural de Paços de Ferreira, em processo de beatificação.

Nos restantes dias, os seminaristas, com o seu Bispo, visitaram alguns dos locais históricos da cidade do Porto, tendo igualmente oportunidade de visitar Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Poder passar alguns dias de férias num ambiente informal com o seu Pastor é uma graça para os seminaristas, que, em comunhão com o Prelado e com a graça de Deus, aprendem a configurar-se a Cristo, Cabeça e Pastor.

O encontro dos três Bispos desta jovem Diocese é sempre um momento de alegria. Para os seminaristas, especialmente, é momento em que se faz a memória do caminho já percorrido na Igreja de Setúbal e em que se erguem os olhos para o horizonte, no qual se distinguem novos desafios.

Com estes sentimentos, regressam os seminaristas a casa, preparando-se para o novo ano letivo que se avizinha.

José Cachaço, seminarista

03 de Setembro de 2017