Paróquia de Palhais promove cursos de reconciliação e perdão

Espere

Hoje em dia fala-se muito em paz, só que é uma palavra oca, muitas vezes. Não basta dizer “paz” para a paz acontecer. É preciso criar ferramentas para ajudar a pessoas a viverem essa paz, a receber essa paz como um dom. Diz-se muitas vezes “Queremos um mundo melhor”, isso é uma boa intenção, mas o que é que vais fazer em concreto para que o mundo seja melhor?

O curso ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação – chega a Santo António da Charneca, Barreiro! A paróquia de Nossa Senhora da Graça vai ser a segunda paróquia do país a acolher este Curso, que está marcado para o primeiro e terceiro fim de semana de novembro, e vai ter lugar no salão paroquial na Igreja de Santo António da Charneca.

As Escolas de Perdão e Reconciliação (ESPERE) foram criadas pelos missionários da Consolata na Colômbia, onde ajudaram a acabar com o confronto armado com as FARC.

As ESPERE ensinam a ultrapassar a raiva, o ressentimento, e a perdoar. Porque sem isso não as pessoas não podem reconciliar-se. É um curso que funciona com ateus, indiferentes, muçulmanos, judeus, budistas, cristãos…

Os cursos são muito práticos, vivenciais, trabalha-se muito em grupo e têm várias etapas. São cinco módulos para o perdão e cinco para a reconciliação.
O módulo «Perdão» será abordado no primeiro fim de semana de novembro: dias 3 (entre as 19h00 e as 22h00), e 4 e 5 (entre as 09h00 e as 18h00) de novembro. Já o módulo «Reconciliação» estará em foco a 18 e 19 do mesmo mês, entre as 9h e as 18h.

As ESPERE são uma ação de transformação pessoal, comunitária e social. Caracterizam-se por uma metodologia inovadora, que abrange o pensar, o sentir, o agir e o transcender, e dotam os participantes de ferramentas e técnicas para poderem trabalhar e gerir emoções como a raiva, o ressentimento, o rancor e os desejos de retaliação, permitindo, pelo perdão, sarar e superar as memórias ingratas do passado.

Este projeto parte do convencimento de que “sem Perdão e Reconciliação, não há futuro”. É o compromisso “por um mundo melhor”. Recomendado para professores, catequistas, jovens, forças políticas e de segurança pública, e todas as pessoas que queiram deixar a sua marca positiva no mundo.

As inscrições são obrigatórias e limitadas às vagas existentes e podem ser feitas no site da Paróquia de Palhais/Santo António (www.paroquiapalhaissantoantonio.pt) ou diretamente com o Pároco.

Padre Tiago Veloso, pároco de Palhais/Santo António

11 de Setembro de 2017