Padre David Caldas tomou posse em Vale de Figueira

ValeFigueira

No passado domingo, dia 10 de setembro, a quasi-paróquia de Vale de Figueira acolheu o novo quasi-pároco, Padre David Caldas, e o vigário paroquial, Padre Francisco Mendes. A estes dois sacerdotes fica ainda confiada a Paróquia de Vale de Milhaços e a Paróquia da Charneca de Caparica. O decreto de nomeação foi lido, no início da celebração, pelo vigário forâneo da Caparica, Padre João Dias.

Fotografias disponíveis no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.

De acordo com D. José Ornelas, o Bispo diocesano, o facto de três comunidades – Vale de Milhaços, Vale de Figueira e Charneca de Caparica – ficarem entregues a dois sacerdotes, constituindo assim uma “colaboração pastoral” é sinal de uma “nova forma de organizar as comunidades” na Diocese de Setúbal.

Na celebração da Eucaristia a que presidiu no passado domingo, o pastor da diocese afirmou: “Este é um caminho em que vamos ter que insistir cada vez mais. Não há um padre para cada paróquia e temos que aprender uma colaboração ativa entre comunidades. Esta colaboração pastoral, de três paróquias e tão próximas, haverá de significar uma abertura de coração das comunidades para ir ao encontro, encontrar caminhos de convergência e de reconciliação”.

“Aquilo que fiz, ao Senhor o entrego”

O Prelado assinalou ainda a saída do Padre António Morais, sacerdote jesuíta que esteve ao serviço daquela comunidade durante catorze anos, e que completou no passado mês de julho, 50 anos de ordenação presbiteral. Deixou ainda um agradecimento à comunidade jesuíta da Caparica pelo trabalho apostólico ali desenvolvido, numa altura em que a presença daquela congregação se mantém na quasi-paróquia de São Francisco Xavier.

​Ao despedir-se da comunidade de Vale de Figueira, e sempre aclamado com longos e calorosos aplausos, o Padre António Morais sentindo-se “pequeno perante tantos gestos de carinho”, disse: “Obrigada por tudo. Aquilo que fiz, ao Senhor o entrego. Perdoai-me pela minha falta de competência e pelas coisas que não fui capaz de fazer”.

Comunidade em saída, desafiada a construir pontes para anunciar o Evangelho

Já o novo quasi-pároco, Padre David Caldas, nas suas primeiras palavras dirigidas à comunidade, assinalou: “Somos chamados a trabalhar em coordenação pastoral com as paróquias vizinhas de Charneca de Caparica e de Vale de Milhaços. E se em qualquer comunidade cristã não deveria haver espaço para guerras e divisões, neste projeto comos particularmente desafiados a construir pontes e a criar sinergias que facilitem aquela que é a principal missão da Igreja: anunciar o Evangelho”.

O sacerdote disse ainda que conta com a colaboração de todos, e quer uma “comunidade em saída, aberta ao mundo, que procura encontrar pontos de contacto com a sociedade e abre caminhos de cooperação com as autoridades civis na procura constante de melhoria das condições humanas, e contribuindo para o reconhecimento da dignidade de todos”.

Na tomada de posse do Padre David Caldas como quasi-pároco de Vale de Figueira, e apresentação do vigário paroquial, Padre Francisco Mendes, estiveram também presentes diversas entidades civis, entre elas o vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, José Manuel Gonçalves, e a presidente da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, Ana Margarida Carvalho.

Anabela Sousa

12 de Setembro de 2017