Tomada de posse na Charneca de Caparica decorreu no terreno da futura Igreja

20170910_novo_paroco_charneca_0150

O Padre Francisco Mendes tomou posse da Paróquia da Charneca de Caparica, na tarde do passado domingo, dia 10 de setembro. Neste dia foi também apresentado o vigário paroquial, Padre David Caldas, pároco de Vale de Milhaços e Vale de Figueira. A tomada de posse decorreu no terreno da futura Igreja da Charneca de Caparica.

Fotografias disponíveis no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.

“A realização desta tomada de posse no terreno da futura Igreja é um sinal de alegria e de esperança, que mostra o desejo de crescimento da comunidade, e que muito me alegra. É sinal de que aqueles que caminharam com a comunidade a ajudaram a crescer”, afirmou o Bispo diocesano, D. José Ornelas.

Deixando um agradecimento ao trabalho ali desenvolvido pela Companhia de Jesus, o Prelado lembrou a necessidade de uma reestruturação da presença desta congregação na diocese que agora se concretiza. “Neste momento, os jesuítas ficam mais concentrados em São Francisco Xavier (Pragal) – afirmou – Louvamos a Deus pelo trabalho pastoral que aqui foi realizado pela Companhia de Jesus e esperamos poder encontrar novas formas de colaboração”.

“Se formos capazes de trabalhar juntos, seremos capazes de melhorar o mundo”

Logo no início da celebração, o decreto de nomeação do novo pároco e do novo vigário paroquial foi lido pelo vigário forâneo da Caparica, Padre João Dias. Sobre a chegada, à Charneca, de uma nova equipa sacerdotal constituída pelo pároco, Padre Francisco Mendes e pelo vigário paroquial, Padre David Caldas, que acumulam funções nas Paróquias de Vale de Figueira e Vale de Milhaços, D.José Ornelas reforçou o que já tinha dito na celebração de tomada de posse em Vale de Figueira.

“É clara a pertença a uma paróquia onde nos dedicamos mais concretamente, mas também é importante contar com a colaboração dos irmãos, é importante que criemos sinergias para ajudar à formação das comunidades – afirmou o Pastor da diocese – Se, apesar das imperfeições, formos capazes de trabalhar juntos, seremos capazes de melhorar o mundo”. ​

Nova aposta de dois sacerdotes para três paróquias, “implica ajustes e novas adaptações”

​O Padre José Pires, sacerdote jesuíta que chegou à Charneca de Caparica em 2014, declarou na sua despedida: “Fui enviado para aqui, por Deus, a manifestar-vos que Deus vos ama. Desempenhei a minha função como fui capaz. Agradeço a Deus. Agradeço a todos. Peço perdão pelas minhas imperfeições. Há muitos desafios que esta comunidade tem. Desejo que possa crescer, dinamizar-se e estar mais próxima dos outros”.

Ao terminar a celebração, o novo pároco, Padre Francisco Mendes, sublinhou que a aposta nova de dois sacerdotes para três paróquias, “implica ajustes e novas adaptações” que se revelaram, desde logo nos novos horários das três paróquias, cuja informação foi distribuída aos presentes, em papel. “Se queremos colaborar, pôr em comum, fazer sinergias, isto tem que ser um momento em que fazemos, desde já, os possíveis para se concretizar. Quero caminhar convosco e haveremos de caminhar juntos para que a Charneca seja cada vez mais de Deus”, disse ainda.

No momento dos discursos finais da tomada de posse da Charneca de Caparica houve ainda espaço para um leigo daquela paróquia, agradecendo a chegada dos novos padres à comunidade, lembrar a história da presença dos Jesuítas naquela zona pastoral. Também o Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, presente na celebração desde o seu início, dirigiu palavras breve ao novo pároco.

Anabela Sousa

Foto: Ricardo Perna