Encontro formativo de coordenadores paroquiais de catequese

Catequese_Coordenadores_Set

No sábado, dia 9 de setembro, na Cúria Diocesana, estiveram reunidos os coordenadores de catequese das Paróquias da Diocese para o primeiro encontro de formação deste ano.

O Padre Rui Gouveia, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese, começou por nos explicar a importância da Liturgia das Horas. Disse: “O objetivo da nossa vida é viver em união com Deus. É bom, ao longo do dia, colocar o nosso coração em união com Nosso Senhor, e quanto mais unidos estivermos, mais amamos aqueles que nos são dados!”

Todos juntos, rezámos as Laudes presididas pelo Padre Marco Belchior, pároco de Laranjeiro/Feijó.

Percorremos, ainda, as diversas etapas do curso de formação para coordenadores de catequese, e para catequistas que ajudem ou venham a ajudar à coordenação. Foram-nos explicados os conteúdos dos seis módulos.

Depois de uma pausa para o café, bolos e convívio, trabalhámos, agrupados por vigararias, dois temas: avaliação do ano que terminou e lançamento do novo ano de catequese.

Depois de, em plenário, partilharmos várias experiencias, foram mostrados diversos materiais de catequese e fomos motivados a partilhar o que utilizamos habitualmente, para nos enriquecermos mutuamente.

Após o almoço partilhado, a tarde foi dedicada ao módulo “Catequese” do programa informático de administração paroquial, “A Paróquia”, com a presença a do Paulo Castanheira e da Anabela Sousa do Gabinete da Comunicação da Diocese. Como é o futuro em termos de gestão de informação, qualquer catequese de uma paróquia deve procurar estar na vanguarda!

Todo o encontro e partilha foram enriquecedores!

O próximo encontro será às 9h30m do dia 21 de outubro, no auditório da Cúria Diocesana em Setúbal.

Graça Araújo, coordenadora de catequese na Quasi-Paróquia de São Francisco Xavier

15 de Setembro de 2017