Centro de Documentação: Livro do mês – Recenseamento Escolar, 1884

Recenseamento Escolar, 1884 - Paróquia de Almada
O livro do mês proposto pelo Centro de Documentação do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, é o Livro Recenseamento Escolar, datado de 1884, da Paróquia de Almada. Este corresponde ao recenseamento das crianças do sexo masculino e feminino em idade escolar, residentes na freguesia de S. Tiago, no ano de 1884, realizado pela Junta de Paróquia de Almada. O documento está organizado alfabeticamente por género, em idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, podendo apurar-se que nesse ano foram recenseadas 280 crianças do sexo masculino e 287 do sexo feminino.

As Juntas de Paróquia foram instituídas a 27 de novembro de 1830, fruto do liberalismo com a função de administrar uma área local. Nesse sentido, uma das responsabilidades da Junta de Paróquia era zelar pelas escolas do ensino primário, para além das atribuições no campo religioso. Com a lei de 23 de julho de 1916, a Paróquia civil passa a ter a designação oficial de Freguesia, isto é, a chamada antiga Junta de Paróquia passa a ser denominada por Junta de Freguesia; demarcando-se desta forma, a diferença entre as estruturas civil e as eclesiásticas.

Alexandra Figueiredo, Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família

Nota: O Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família, tutelado pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, pretende salvaguardar e dar a conhecer o património documental existente nas paróquias da Diocese de Setúbal. Com este objetivo realiza a inventariação, tratamento arquivístico, conservação e digitalização deste tipo de acervos, e agora também, a divulgação da rúbrica o “Livro do Mês do Centro de Documentação”, para difundir o seu acervo digital, de modo a que a informação seja de todos.

20 de Setembro de 2017