Bodas de Prata do Seminário Diocesano marcadas pela tomada de posse de nova equipa

Seminário Diocesano - 25 anos

O Seminário Diocesano de Setúbal está a celebrar as suas bodas de prata. No passado dia 07 de outubro, Festa de Nossa Senhora do Rosário, celebraram-se vinte e cinco anos desde que D. Manuel Martins, o primeiro Bispo de Setúbal, recentemente falecido, fundou esta instituição para a formação integral dos sacerdotes na Diocese sadina.

A festa de abertura oficial do ano letivo do Seminário de São Paulo de Almada que se realizou no passado domingo, dia 08, foi ocasião para assinalar o início das celebrações jubilares destes vinte e cinco anos do Seminário Diocesano. Foi também um dia marcado pela tomada de posse da nova equipa formadora, sendo reitor o Padre Rui Gouveia e vice-reitor o Padre Carlos Silva.

O programa começou ao final da tarde com a celebração de vésperas presididas por D. José Ornelas, o Bispo sadino. Nessa ocasião, o Padre Rui Gouveia fez o juramento de fidelidade e serviço para as funções de reitor do Seminário Diocesano de Setúbal.

Em breves palavras dirigidas aos presentes, D. José Ornelas lembrou o fundador do Seminário Diocesano de Setúbal, D. Manuel Martins: “Hoje, especialmente, damos graças a Deus por aqueles que iniciaram este Seminário Diocesano, mas fazemos memória especial do seu fundador e nosso primeiro Bispo, D. Manuel Martins, ele que tanto acreditou e lutou para que o Seminário fosse uma realidade. É essa semente de que hoje colhemos frutos”.

O Prelado destacou ainda o facto de o Seminário ser “uma casa onde cada um dos seminaristas aprende a ter os mesmos afetos que habitavam no coração de Jesus” e onde “a vivência do afeto, do carinho, da densidade e da radicalidade do Amor de Deus são caminho para encontrar, purificar e discernir”.

Lembrou ainda os anteriores vice-reitores do Seminário e que também naquele dia estiveram presentes: o Padre Carlos Rosmaninho, o Padre Rodrigo Mendes e, mais recentemente, o Padre Fernando Paiva.

Famílias desafiadas: “Não tenham medo de entregar os filhos a Nosso Senhor, para que realizem a Sua vontade”

Ao terminar a celebração, e ainda antes do jantar e da sessão de testemunhos que encerrou a noite, o Padre Rui Gouveia, novo reitor do Seminário, afirmou que é numa “atitude interior” que vive este momento e assume esta missão, “com coração suplicante e ação de graças”.

O novo reitor lançou também o desafio às famílias que geram filhos, para que não tenham medo de os entregar a Nosso Senhor, para que realizem a vontade de Deus, que pode ser na vida consagrada ou no matrimónio.

A última palavra do novo reitor do Seminário foi para cada um dos seminaristas: “É tudo por vocês e para vocês. Quero dar graças a Deus por cada um dos seis seminaristas que aqui está, pela história de cada um e pelos nossos caminhos se terem cruzado aqui no seminário. Somos convidados a crescer em família, para santidade”.

A noite terminou com uma sessão de testemunhos evocativa do passado, mas apontando já um olhar de esperança no momento presente e futuro. O Padre Carlos Rosmaninho, primeiro vice-reitor do Seminário; o Padre Miguel Alves, primeiro sacerdote a ser integralmente formado no Seminário Diocesano; e o Padre José Joaquim, último sacerdote a ser ordenado foram os intervenientes.

Cláudio Rodrigues foi o seminarista que apontou, também em testemunho, um olhar para o futuro, e apresentou os que com ele compõem o Seminário.

Anabela Sousa

10 de Outubro de 2017