50 Anos da Casa dos Rapazes: D. José Ornelas celebrou Eucaristia festiva de ação de graças

CasaRapazes_50
No passado dia 13 de outubro, e no dia em que se assinalava em Fátima o encerramento do Centenário das Aparições, a Casa dos Rapazes, primeira resposta social criada no Centro Social e Paroquial de Santo André, assinalou solenemente os 50 anos da sua existência com a celebração da Eucaristia de ação de graças, presidida por D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Setúbal.

Na missa de ação de graças, e tendo presente o encerramento dos 100 anos das aparições em Fátima, foi proclamado o Evangelho de São João, em que Jesus entrega ao discípulo a sua Mãe, como mãe de João.

O Sr. Bispo partiu daqui e fez uma bela homilia, lembrando que Jesus deixou à Igreja, representada em João, uma mãe que sempre se mostrou protetora e cheia de ternura. Partiu, depois, para a vantagem de todas as famílias terem uma mãe, fonte de ternura e de equilíbrio emocional. Quando, por infelicidade, não há uma mãe nas famílias, logo se nota a sua ausência, por lacunas afetivas, que se traduzem muitas vezes em comportamentos desviantes.

“A Igreja, como mãe cuidadora, contribui para o equilíbrio da sociedade”

Referindo, depois, a índole da Casa dos Rapazes, onde são admitidos adolescentes e jovens provenientes de famílias desfeitas ou desajustadas, e perante autoridades civis presentes, referiu o Prelado que a Igreja, “como mãe cuidadora” tem colaborado com a sociedade civil para resolver tantas lacunas de famílias desestruturadas, erigindo instituições semelhantes a estas, e outras para idades diversas.

É uma preocupação da Igreja que, como “mãe cuidadora” contribui eficazmente para o equilíbrio da sociedade e resolução dos seus problemas. Aliás, é uma exigência da sua dimensão social e da sua vivência de amor ao próximo, como Cristo nos recomendou.

“A vida precisa de ser celebrada”

O Padre Armando Azevedo, na ocasião, afirmou: “Ao comemorarmos os 50 anos de existência da Casa dos Rapazes do Barreiro, a vida precisa de ser celebrada, especialmente nos momentos mais significativos, para lhe darmos apreço e valor. A celebração destes 50 anos, que foi a de origem do Centro Social e Paroquial de Santo André, é um desses momentos que deve ser celebrado”.

Para além da Eucaristia de ação de graças, a Casa dos Rapazes do Barreiro assinalou estes cinquenta anos com a realização de um seminário de reflexão sobre a institucionalização e autonomização dos jovens, utentes destas instituições.

Realizará, também, em novembro, uma gala solidária.

Padre Armando Azevedo / Anabela Sousa

18 de Outubro de 2017