Livro do Mês do Centro de Documentação: Livro de Receitas da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário

CDoc_LivroReceitas_Seminario
O Livro de Receitas da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário faz parte do acervo documental histórico do Seminário Maior de S. Paulo. Este manuscrito, com encadernação em pele, contém o registo das esmolas cobradas pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário aos seus irmãos/associados, bem como das esmolas obtidas por ocasião da festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, entre os anos de 1734 e 1774.

A obrigatoriedade do registo das esmolas estava expressa no 3º capítulo dos Estatutos desta Irmandade, aprovados e confirmados pelo Pe. Lourenço, prior do Convento de S. Paulo e protetor desta Irmandade, em 24 de janeiro de 1668.

A principal finalidade da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, sediada na Igreja de S. Paulo do Convento dos religiosos do Patriarca S. Domingos (atual Seminário Maior de S. Paulo de Almada), assentava no culto e veneração da Santíssima Virgem, sua padroeira, e na celebração anual da festividade ao Rosário de Nossa Senhora, geralmente no primeiro domingo de outubro.

Foto: Lombada do manuscrito antes (esq.) e pós (dir.) a intervenção de conservação; assim como pormenor do seu conteúdo já preservado (fólios 199v- 200).

Alexandra Figueiredo, Centro de Documentação de Instituições Religiosas e de Família (Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro)

Nota: O Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família, tutelado pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, pretende salvaguardar e dar a conhecer o património documental existente nas paróquias da Diocese de Setúbal. Com este objetivo realiza a inventariação, tratamento arquivístico, conservação e digitalização deste tipo de acervos, e agora também, a divulgação da rúbrica o “Livro do Mês do Centro de Documentação”, para difundir o seu acervo digital, de modo a que a informação seja de todos.
25 de Outubro de 2017