Comissão de Arte Sacra retoma conferências “Com Arte e com Alma”

Arte_Sacra_Ermida_SSebastiao

Terá início no próximo dia 7 de novembro de 2017 (3ªfeira) a 2ª edição do ciclo de conferências/conversas “Com Arte e com Alma. Serões com o nosso Património”. Depois dos bons resultados alcançados na 1ª edição do projeto (em 2014-2015), a Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal dá continuidade a esta iniciativa que pretende divulgar os bens culturais da Igreja existentes na Diocese de Setúbal, procurando criar relações de afeto entre as comunidades locais (mas não só) e esse património.

PRIMEIRA CONFERÊNCIA/CONVERSA

A primeira conferência/conversa será realizada a 7 de novembro de 2017 (próxima 3ªfeira, às 21h15) na Ermida de São Sebastião, em Almada.

A arquiteta Maria José Lopes proferirá uma comunicação intitulada “Entre Memória e Criação. A reabilitação da Ermida de São Sebastião em Almada”, projeto no qual interveio como arquiteta coordenadora, tendo ainda concebido e coordenado, neste contexto, a publicação de um livro homónimo.

O historiador Rui Manuel Mesquita Mendes, de forma a contextualizar e introduzir este projeto, apresentará uma breve comunicação intitulada “História da Ermida de São Sebastião de Almada (1535-1906)”, apresentando um breve e atualizado historial desta ermida.

O PROJETO “COM ARTE E COM ALMA”

Entre novembro de 2017 e maio de 2018, serão realizadas sete conferências/conversas informais em sete igrejas da Diocese de Setúbal (integrando as sete vigararias da Diocese).

Em cada sessão abordar-se-á uma determinada e importante obra de arte presente na igreja que acolherá a conferência (uma pintura, uma escultura, uma alfaia ou paramento litúrgico, um retábulo, a arquitetura da igreja, etc.), bem como serão discutidos aspetos relacionados com o historial do respetivo edifício. Reunindo os contributos de diversos investigadores, pretende-se que, num ambiente informal e pedagógico, as comunidades paroquiais e todos e quaisquer interessados possam melhor conhecer e valorizar determinados bens culturais de valor excecional presentes no território diocesano.

Todas as sessões, de entrada livre, terão início às 21h15.

Mais informações:

Texto: Comissão Diocesana de Arte Sacra