Conselho Regional do CNE aprova Plano e Orçamento

20171027_cons_regional_setubal_0031

O Conselho Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas aprovou na passada sexta-feira, dia 27, o Plano e Orçamento para o ano escutista 2017-2018. Com a larga maioria dos mais de 250 caminheiros e dirigentes presentes a aprovar o Plano da Junta Regional, destacam-se do mesmo o desafio, uma peregrinação a Santiago de Compostela pelos exploradores da região, cujo patrono é São Tiago Maior. Uma atividade nova, que se irá juntar a todas as atividades já habitualmente feitas na nossa região.

O dirigente Paulo Santos, do efetivo da Junta Regional, explicou que o Centro de Educação Ambiental da Arrábida, vulgo CEADA, está em pleno crescimento após a aquisição do moinho e de mais uma parcela de terreno. «Temos novos trilhos, caminhos e espaços para acampamento, pelo que agora só precisamos de ter todos os escuteiros da região a usar o espaço, para garantirmos a sustentabilidade e autonomia financeira do mesmo», disse, em jeito de desafio aos agrupamentos que «ainda não conhecem este espaço». O chefe Paulo Santos anunciou ainda que o Instituto Superior de Agronomia (ISA) tinha visitado o espaço e iria levar uma equipa para o terreno a fim de elaborarem uma tese de doutoramento sobre o campo.

Novo assistente regional vai constituir equipa regional de assistência

O Pe. Francisco Mendes, recém-nomeado assistente regional, esteve pela primeira vez nessa condição no Conselho Regional, e recebeu um voto de saudação da assembleia. Agradecendo o acolhimento, referiu estar preparado para sugerir programas «pioneiros até a nível nacional» ao nível da assistência.

No que diz respeito ao acompanhamento dos dirigentes, o Pe. Francisco Mendes colocou-se «à disposição, mesmo nos casos mais difíceis que atingem as nossas famílias». «Mesmo quando falamos de segundas uniões, recasados… não gosto de fingir que estas situações não existem, e por isso estou à disposição para receber todos quantos precisarem de falar sobre qualquer assunto», referiu.

Texto e Fotos: Ricardo Perna

31 de Outubro de 2017