Diocese apresentou website renovado e novo brasão

Brasão_Site_2017

No âmbito da Peregrinação Diocesana a Fátima, que se realizou no passado dia 28 de outubro, a Diocese de Setúbal apresentou um website renovado e deu a conhecer o novo brasão diocesano.

Com a criação deste novo sítio na Internet, deixa de existir o website do jornal diocesano, Notícias de Setúbal (http://noticiasdesetubal.pt), uma vez que o novo portal passa a incluir toda a informação noticiosa da vida da Diocese.

Sobre o novo website, D. José Ornelas apontou, na homilia da peregrinação, que o novo sítio online é uma ferramenta de comunicação dentro da Diocese, mas também de diálogo da Igreja diocesana para fora de si própria.

“A nova página de Internet da Diocese nasce do desejo de comunicar entre nós, do desejo de sermos informados e de nos sentirmos parte desta família de Deus em Setúbal, mas tem também o propósito de ser um canal aberto de anúncio, de acolhimento, de proposta do Reino de Deus para todos os que nos rodeiam. É um passo dessa Igreja que queremos fraterna, participativa, aberta e misericordiosa para propor com credibilidade o Evangelho”, afirmou o Bispo diocesano.

O novo brasão diocesano

Neste mesmo dia, foi também dado a conhecer o novo brasão da diocese: um projeto desenvolvido pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, com execução gráfica e design de José Laranjeira e apoio, apreciação e aconselhamento do heraldista João Portugal.

O novo brasão da diocese é, assim, constituído por diversos elementos. Desde logo, na Mitra, que é símbolo da comunhão diocesana através do serviço e governo do Bispo, podemos encontrar a Cruz da Ordem de Santiago em branco, numa alusão à memória da Ordem de Santiago que esteve sediada na Diocese e que administrou grande parte deste território.

O Escudo, a azul, bem como as duas Burelas Ondadas de prata aludem aos dois rios que “banham” a Diocese, o Tejo e o Sado. Na Cruz de Cristo, que trespassa o escudo de alto a baixo, encontramos uma Torre, atributo da Virgem Maria, encimada por uma estrela de oito pontas, reforçando a invocação mariana, neste caso, à padroeira da Diocese, Santa Maria da Graça.

Anabela Sousa

07 de Novembro de 2017