Almada: Portugueses desafiados a auxiliar seminaristas no Iraque através da aquisição de livro da Fundação AIS

20171121_Livro_PeMarco

Cerca de duas centenas de pessoas participaram no passado domingo, no Seminário de Almada, na sessão de lançamento do mais recente livro do Padre Marco Luís, cujas vendas revertem para a formação a Igreja perseguida no Iraque.

O dia do lançamento foi marcado pela diferença através da oração. O momento foi vivido intensamente por todos os participantes, que ao longo dos cincos mistérios visualizaram pequenos vídeos com testemunhos impressionantes e muito comoventes de cristãos iraquianos, apelando à continuidade da oração e da ajuda dos benfeitores da Fundação AIS.

“A Caminho do Céu… com os Amigos de um Padre” é um livro ilustrado com orações e meditações sobre quatro dezenas de santos.

“Esta obra”, como assinalou o sacerdote, que é pároco em Almada e também director do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Setúbal, é “uma continuação” de um outro livro, lançado no ano passado – “Os Amigos de um Padre” – que também tem a chancela da Fundação AIS.

O novo livro complementa o anterior e oferece um conjunto de ilustrações, sobre cada um dos 40 santos, da responsabilidade da ilustradora Leonor Wemans.

O lançamento do livro, cujas receitas revertem concretamente para a formação de seminaristas da Igreja iraquiana, coincidiu propositadamente com o dia em que terminou, em Portugal, a Semana de Oração pelos Seminários, emprestando assim um cunho ainda mais simbólico a esta iniciativa. Neste âmbito, o Padre Marco realçou que “a formação de um seminarista no Iraque custa 25 euros por semana, então com cinco livros destes podemos ajudar um seminarista durante uma semana”.

A apresentação de “A Caminho do Céu… Com os Amigos de um Padre” foi da responsabilidade da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez – ela também uma grande amiga da Fundação AIS – que destacou “a importância dos santos na nossa vida”, como exemplos a seguir para que “possamos também vir a ser santos”.

Por sua vez, a directora do secretariado nacional da Fundação AIS agradeceu “a generosidade” do autor, que uma vez mais associa uma obra sua a um projecto concreto da Ajuda à Igreja que Sofre, e lembrou aos presentes a Campanha de Natal em curso que tem precisamente “como grande objectivo” auxiliar o regresso da comunidade cristã “a suas casas” no Iraque.

Catarina Martins de Bettencourt enfatizou “a importância” desta enorme campanha – que está a ser levada a cabo não só em Portugal mas também em todos os países onde há secretariados da AIS – para que “os Cristãos possam voltar a suas casas”, possam refazer as suas vidas interrompidas brutalmente no Verão de 2014 quando se deu a invasão da Planície de Nínive pelos jihadistas do auto-proclamado Estado Islâmico.

A par da apresentação do livro, esteve presente também no Seminário de Almada a exposição “As Marcas do Calvário”, que mostra alguns objectos religiosos que foram profanados e destruídos em igrejas iraquianas durante os três anos de ocupação das terras cristãs pelos jihadistas.

Cada um desses objectos, cedidos pela Igreja Caldeia e Sírio-Católica do Iraque à Fundação AIS, é hoje sinal visível e eloquente dessa violência terrível que se abateu sobre a comunidade cristã.

O livro “A Caminho do Céu…com os Amigos de um Padre” pode ser adquirido directamente na Fundação AIS.

Ana Vieira

21 de Novembro de 2017