Dois Cursilhos de Cristandade marcam ano do centenário do nascimento de Eduardo Bonin

20171205_MCC_Encerramento106_132

Os Cursilhos de Cristandade 106 de Senhoras e 132 de Homens da Diocese de Setúbal realizaram-se, em simultâneo, no passado fim de semana – de 30 de novembro a 3 de dezembro – respetivamente na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela, e no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

Um acontecimento extraordinário vivido em 3 dias, onde é possível experimentar quase que de modo palpável a presença da Graça. Um Cursilho de Cristandade pretende renovar, naqueles que o frequentam, a promessa e o compromisso que advém do seu Batismo, vivendo o “Fundamental Cristão” e proporcionando a cada um a possibilidade de fazer três encontros: consigo próprio; com o Senhor; e com os irmãos.

Depois de no ano pastoral anterior termos realizado na nossa Diocese de Setúbal seis Cursilhos – três de Senhoras e três de Homens – iniciámos este ano, em que comemoramos o centenário do nascimento de Eduardo Bonin, fundador do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, com a realização de 2 cursilhos emparelhados, um de senhoras e outro de homens.

O 106 de Senhoras teve como reitora Mariana Dias e como directores espirituais, o Padre Miguel Alves e o Padre Geraldo Kalemessa.

Do 132 de Homens foi reitor o Henrique Matos e a direcção espiritual esteve a cargo do Padres António Estêvão e do Padre Marco Belchior.

O encerramento, “festa maravilhosa da vivência e convivência da vida em Graça”, peça fundamental e parte integrante dos Cursilhos, embora aberta aos irmãos mais velhos, teve lugar na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha, sendo presidida pelo nosso Bispo D. José Ornelas de Carvalho.

A comunidade cursilhista diocesana, vinda dos quatro cantos da nossa querida Diocese de Setúbal, congregou-se enchendo completamente o amplo espaço da Igreja, vivendo em autêntico Corpo Místico de Cristo, a Festa do Encerramento dos dois Cursilhos.

A apresentação das novas e dos novos terá lugar na próxima 5ª feira, dia 07 de dezembro, a partir das 21,15 horas nos seguintes locais:

• Sobreda – Igreja de Nossa Senhora do Livramento, para as Vigararias de Almada; Caparica e Seixal.
  • Barreiro – Igreja de Santa Maria, para as Vigararias de Barreiro/Moita e Montijo.
  • Setúbal – Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, para as Vigararias de Setúbal e Palmela/Sesimbra.

Texto: Henrique Matos, Presidente do Secretariado dos Cursilhos de Cristandade em Setúbal
Fotos dos dois grupos de cursistas: João Marreiros

05 de Dezembro de 2017