“Com Arte e com Alma”: 240 anos de História e pinturas do século XVIII na Igreja Matriz da Caparica

20170712_Arte_Alma_Caparica

A 2ª conferência/conversa “Com Arte e com Alma – Serões com o nosso Património” decorreu na passada terça-feira, dia 5, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (igreja velha), na Costa de Caparica.

Esta iniciativa da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal (CDASS) teve uma boa recepção por parte do público (paroquial e não só) e permitiu dar a conhecer a história da Igreja Matriz e a iconografia de quatro das pinturas sacras que estão penduradas nas paredes do templo.

O Dr. Rui Manuel Mesquita Mendes, historiador local, desenvolveu o tema “A Igreja Matriz da Costa de Caparica: 240 anos de história”. Com base em documentação existente, percorreu a história local da Costa de Caparica para enquadrar a surgimento da Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, que, juntamente com a Casa da Coroa, terá sido dos primeiros edifícios de pedra e cal a ser erigido na povoação, na segunda metade do século XVIII, sob o patrocínio dos pescadores, que também garantiram sempre a manutenção do edifício ao longo do tempo e a presença de clero que assegurasse as celebrações litúrgicas.

Seguiu-se a intervenção do Padre Casimiro Henriques, Director da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, que falou sobre “As formas do sagrado nas pinturas do século XVIII da Igreja Matriz da Costa de Caparica”. As quatro telas do século XVIII, cuja autoria se atribui à escola do pintor português André Gonçalves e provavelmente oriundas do vizinho “Conventinho”, foram apresentadas e analisadas em confronto com obras semelhantes do pintor italiano Carlo Maratta, que serviram de inspiração para essas representações dos temas da Anunciação da Virgem, Adoração dos Pastores, Adoração dos Magos e Assunção da Virgem.

Após as intervenções, o público colocou um grande número de questões aos oradores, manifestando assim o seu interesse pelos temas abordados e o desejo de melhor conhecer o seu património.

A 3ª sessão desta iniciativa proposta pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal acontecerá na Igreja da Anunciada, na cidade de Setúbal, a 9 de Janeiro de 2018.

Mais informações em www.artesacra.diocese-setubal.pt e em www.facebook.com/artesacra.diocesesetubal

Texto: Leonor Silva (CDASS)
Foto: Joana Rosário (CDASS)

07 de Dezembro de 2017