Agrupamento 1399 Afonsoeiro confiado à proteção de Nossa Senhora

20171212_Filiacao_CNE_1399_01

Em dia da Solenidade da Imaculada Conceição, dia 8 de dezembro, foi filiado o Agrupamento 1399 Afonsoeiro ao Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, tendo sido confiado à proteção de Nossa Senhora. Foi uma cerimónia cheia de simbolismo, com a presença do pároco e assistente de agrupamento, Padre José Maria Furtado, da chefe Susana Fonseca, em representação da Junta Central, da chefe Regional de Setúbal Ana Margarida Chagas, de vários elementos da Junta Regional e de vários outros Agrupamentos amigos.

A celebração culminou com as Promessas dos novos dirigentes Catarina Alberto e Ricardo Alberto! Um dia histórico para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Montijo e para a Região de Setúbal, salientando que o agrupamento 1399 é fruto, em primeira responsabilidade, do seu primeiro Assistente, o Padre Leonel Francisco, a quem todos devemos gratidão.

Um desejo antigo

A ideia da formação deste agrupamento já era um desejo antigo, e várias foram as iniciativas, mas, na altura, não foi possível concretizar o projeto.

Com o surgimento da nova Paróquia do Montijo, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro de 2012, D. Gilberto Reis, lançou ao pároco, à data, Pe. Leonel Francisco, o desafio de um agrupamento de Escuteiros na comunidade do Afonsoeiro, visto ser uma localidade onde o número de habitantes e de crianças tem vindo a aumentar.

O projeto começou, assim, com uma equipa de três dirigentes e cinco adultos. Em 20 setembro de 2014 foram eleitos os órgãos de direção do Agrupamento e iniciou as suas atividades com aproximadamente 45 lobitos e 8 adultos.

Notas históricas:

• 22 fevereiro de 2015: realizaram-se as primeiras promessas na Igreja dos Pastorinhos;
  • Setembro de 2016: abertura da II secção com 3 patrulhas de 12 exploradores;
  • 21 fevereiro de 2016: promessas de Lobitos e primeiras promessas de Exploradores;
  • Setembro de 2016: eleição do atual chefe de agrupamento, o dirigente Ivo Nascimento;
  • 7 janeiro de 2017: Promessa da dirigente Samira Moutinho;
  • Setembro de 2017: abertura da III secção com uma equipa de 8 pioneiros. O agrupamento conta com um efetivo de aproximadamente 70 crianças e 10 adultos;
  • Dezembro de 2017: filiação do Agrupamento 1399 e promessas dos dirigentes Catarina Alberto e Ricardo Alberto.

Ivo Nascimento, Chefe de Agrupamento do 1399 Afonsoeiro

13 de Dezembro de 2017