Raio de Luz celebrou o seu 38.º aniversário

20171221-Raio-Luz-38-Anos

No passado dia 16 de Dezembro, o Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz celebrou o seu 38.º aniversário.

38 anos é uma idade já com algum peso no funcionamento de uma instituição como o Raio de Luz, uma instituição que ao longo desses 38 anos tem granjeado o apoio de muita gente e que tem mantido um crescimento constante materializando os sonhos em projectos e em realidade.

O dia e programa comemorativo iniciou-se pela manhã com a celebração da missa na igreja da Corredoura presidida pelo Sr. Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, acompanhado pelo Sr. Vigário Geral, Padre José Lobato e pelos Párocos da Freguesia do Castelo e de Santiago, Sesimbra, Padre Eduardo Nobre e Padre Manuel da Silva, respectivamente.

Foi assim um momento de grande significado não só pelo reencontro com as tradições do Centro e com as suas origens mas, igualmente, pela presença do guia espiritual da Diocese de Setúbal, uma honra que dificilmente o tempo apagará da nossa memória. Uma celebração onde coube uma palavra especial aos sócios que já não se encontram na nossa presença física mas que nos continuam a acompanhar.

Estiveram presentes na celebração, para além dos corpos gerentes do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, a Sr.ª Conceição Gonçalves, em representação da Assembleia Municipal, o Sr. Vítor Antunes, na dupla qualidade de Presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conte e Presidente da Mesa da Assembleia do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, o Sr. José Lopes em representação da Junta de Freguesia de Santiago, o Prof. Eugénio da Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, Eng.º Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, várias entidades do concelho e público em geral que não quiseram deixar de participar nesta celebração.

O almoço comemorativo, foi servido no restaurante Capítulo, com a sua vista deslumbrante sobre Sesimbra, esteve à altura dos seus pergaminhos servindo uma refeição agradável e de excelente confecção onde, volta-se a frisar, a vista deslumbrante sobre a baía de Sesimbra é também um regalo ao olhar.

Depois do almoço foi a vez de a festa continuar no Auditório do Centro Cultural, em Sampaio, já com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Francisco Jesus, da Presidente da Assembleia Municipal, Dr.ª Odete Graça e da Presidente da Junta de Freguesia do Castelo a Dr.ª Maria Manuel Gomes, com a excelente actuação do Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo, seguida da actuação do Grupo de Cantares Populares de Sesimbra que contagiou o público presente com a sua alegria e boa disposição. No final não faltou o Bolo de Aniversário, confeccionado magistralmente pelo amigo e sócio Justino Pires.

Esta foi uma festa e a alegria de um trabalho anual que dignifica todos aqueles que sempre acompanharam e sempre acalentaram que era possível fazer-se um trabalho consequente, embora com escassos recursos, rentabilizando ao máximo aqueles que nos são colocados à nossa disposição e os que são gerados fruto de uma programação e de um crescimento que começa a dar os seus frutos e a afirmar-se potenciando outros projectos que continuam a ser bandeira do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz.

Ana Olival, Jornal Raio de Luz

21 de Dezembro de 2017