Com Arte e com Alma na Igreja da Anunciada, em Setúbal

20171222-Arte-Alma-Anunciada

A cidade de Setúbal será o palco para a 3ª sessão do ciclo de conferências/conversas “Com Arte e com Alma. Serões com o nosso Património”, a realizar a 9 de janeiro de 2018 (3ªfeira), pelas 21h15, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada.

Esta iniciativa, organizada pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, contará com a realização de duas conferências que abordarão temas distintos relacionados com a história e o património da cidade episcopal.

A primeira comunicação da noite intitula-se “A Igreja de Nossa Senhora da Anunciada através dos tempos: Do século XIII à atualidade”, sendo proferida por Maria João Cândido, arqueóloga e coordenadora do Sector de Património e Arqueologia da Câmara Municipal de Setúbal. A oradora abordará brevemente a evolução histórica da igreja de Nossa Senhora da Anunciada, desde o seu original e primitivo templo, com origens no século XIII, até ao atual edifício da igreja paroquial.

Num segundo momento, André das Neves Afonso, assistente das coleções de Ourivesaria e Joalharia do Museu Nacional de Arte Antiga e colaborador da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, realizará a comunicação “A Arte da Prata e a Eucaristia. A Custódia setecentista da igreja de São Sebastião de Setúbal”. Partindo da evolução estilística e tipológica das custódias (alfaia litúrgica destinada à exposição do Santíssimo Sacramento) e da sua ligação ao desenvolvimento do culto eucarístico, este investigador analisará uma custódia do século XVIII pertencente à igreja de São Sebastião de Setúbal, situando-a no contexto da ourivesaria portuguesa da época e das diversas influências que marcaram este ciclo artístico e produtivo.

Serão, assim, duas conferências em torno de diferentes temas relacionados com a história e património de duas paróquias setubalenses: Anunciada e São Sebastião. Duas paróquias que, para além de outros aspetos comuns, partilham a data de 1553 como o ano das suas fundações.

De entrada livre, a iniciativa terá início às 21h15.

Mais informações em www.artesacra.diocese-setubal.pt

O PROJETO “COM ARTE E COM ALMA”

Entre novembro de 2017 e maio de 2018, serão realizadas sete conferências/conversas informais em sete igrejas da Diocese de Setúbal (integrando as sete vigararias da Diocese). Em cada sessão abordar-se-á uma determinada e importante obra de arte presente na igreja que acolherá a conferência (uma pintura, uma escultura, uma alfaia ou paramento litúrgico, um retábulo, a arquitetura da igreja, etc.), bem como serão discutidos aspetos relacionados com o historial do respetivo edifício. Reunindo os contributos de diversos investigadores, pretende-se que, num ambiente informal e pedagógico, as comunidades paroquiais e todos e quaisquer interessados possam melhor conhecer e valorizar determinados bens culturais de valor excecional presentes no território diocesano. Todas as sessões, de entrada livre, terão início às 21h15.

Mais informações:

22 de Dezembro de 2017