comprehensive-camels

Cáritas Diocesana organizou jantar com os sem-abrigo

20171224-Natal-Caritas-sem-abrigo

Anualmente, a Cáritas Diocesana organiza um jantar especial para os sem-abrigo de Setúbal. Este ano repetiu-se, sabe-se lá até quando se repetirá… Reuniu mais de cento e quarenta pessoas, contando com as presenças do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, do Vigário Geral, Pe. José João Lobato, e do Chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Horácio Noronha. Estiveram presentes, também , os membros da Direção da Cáritas Diocesana.

Associaram-se, ainda, vários grupos de voluntários que ajudaram no jantar, fizeram a animação musical (como foi o caso do Coro Juvenil da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição) ou distribuíram presentes a todos, como o caso de outro grupo de voluntários. Tudo isto, num clima de amena e fraterna convivência, onde todos nos sentimos apenas e só pessoas…

Foi uma noite especial que me fez lembrar a iniciativa do Papa Francisco para o passado dia 19 de Novembro, Dia Mundial dos Pobres. Senti que estávamos a Partilhar a Viagem, a da Vida, outra iniciativa do Papa Francisco, na noite antevéspera da Noite de Natal. Todos se sentaram à mesma mesa, todos iguais e disponíveis para partilhar estórias de vida e a vida das estórias… e que vidas… e que estórias…

Creio que foi mesmo Natal no coração de quantos viveram esta noite, acredito que o Menino renasceu nos nossos corações e, mais do que as palavras, falam os sentimentos.

Para o ano, DEUS querendo, lá estaremos outra vez e alguns não serão os mesmos. E alguns há que vêm agora rever os que ficaram, os que entretanto chegaram e os que a todos ajudaram. Confraternizar e dar um pouco da sua gratidão e da sua solidariedade, porque ali está parte da sua vida, ficou um pouco do seu coração.

Temos a certeza que acontecerá para mais,. porque a equipa da Cáritas Diocesana trabalha diariamente para que isso aconteça e, gradualmente, as pessoas reencontrem a sua dignidade e criem, com a ajuda dos que podem, a sua autonomia.

“Que alegria quando nos disseram, vamos trabalhar para os mais pequeninos na Cáritas Diocesana”. Desculpem, não levem a mal mas sinto-me feliz quando sinto que servimos… A Todos, Votos de Santo Natal!

Eng.º Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
24 de Dezembro de 2017