Renovamento Carismático Católico: Assembleia Diocesana a 21 de janeiro

20180104-Espirito-Santo-RCC

Espírito Santo, alma da minha alma, eu vos adoro…”, da oração do Cardeal Mercier, tem vindo a ser, neste ano pastoral, o tema de reflexão dos encontros mensais de oração e formação nas várias vigararias da Diocese. Será, também, o tema da Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático Católico (RCC) de 2018, que se realizará no próximo dia 21 de Janeiro, no Pavilhão do Rosário do Santuário de Cristo Rei, em Almada, com o seguinte programa:

• 09h00 – Acolhimento
  • 09h30 – Oração de Louvor
  • 10h30 – Ensinamento
  • 12h00 – Adoração Eucarística
  • 13h00 – Almoço
  • 15h00 – Oração de Louvor
  • 15h30 – Ensinamento
  • 16h30 – Intervalo
  • 17h00 – Eucaristia

Esta assembleia congrega anualmente todos os irmãos que participam semanalmente nos grupos de oração do RCC espalhados pela Diocese.

Pela Equipa Serviço Diocesana RCC Setúbal,
Carlos Miguel Marques

Excerto do Ensinamento do Papa Francisco na Vigília de Pentecostes de 2017 por ocasião do Jubileu de Ouro do Renovamento Carismático Católico

Circo Massimo – Roma, 3 de Junho de 2017

“(…)  Estamos reunidos aqui crentes provenientes de 120 Países do mundo, a celebrar a soberana obra do Espírito Santo na Igreja que levantou vôo há 50 anos e deu início… a uma instituição? Não. A uma organização? Não. A uma corrente de graça: à corrente de graça do Renovamento Carismático Católico.

Esta obra nasceu… católica? Não. Nasceu ecuménica! Nasceu ecuménica porque o Espírito Santo que cria a unidade é o mesmo Espírito Santo que deu a inspiração para que fosse assim. É importante ler as obras do cardeal Suenens sobre esta questão: é muito importante!

(…) Hoje escolhemos reunir-nos aqui, neste lugar – como disse o pastor Traettino – porque aqui, durante a perseguição, foram martirizados muitos cristãos para divertimento dos que estavam a assistir. Hoje há mais mártires do que ontem! Hoje há mais mártires cristãos!

Aqueles que matam os cristãos não lhes perguntam, antes de os matar: “És ortodoxo? És católico? És evangélico? És luterano? És calvinista?” Não. Perguntam: “És cristão?” – “Sim”: degolado de imediato.

Hoje há mais mártires do que nos primeiros tempos. E isto é um ecumenismo de sangue que, hoje, une o testemunho dos nossos mártires. Em diversos locais do mundo é derramado o sangue cristão. Hoje, mais do que nunca, é urgente a unidade dos cristãos: unidos por obra do Espírito Santo, na oração e na acção em favor dos mais fracos.

Caminhemos juntos, trabalhemos juntos. Amando-nos. Amando-nos uns aos outros. E, ao mesmo tempo, procuremos explicar as diferenças, encontrar pontos de acordo, mas caminhando! Se ficarmos parados no mesmo sítio, sem caminhar, nunca mais nos porêmos de acordo. É assim porque o Espírito nos quer a caminhar.

São 50 anos de Renovamento Carismático Católico. Uma corrente de graça do Espírito! Uma corrente de graça porquê? Porque não tem fundador, nem estatutos, nem orgãos de governo. É claro que nesta corrente nasceram múltiplas expressões que, certamente, são obras humanas inspiradas pelo Espírito, com vários carismas, e todos ao serviço da Igreja. Não se podem pôr diques numa corrente nem se pode fechar o Espírito Santo numa gaiola.

(…) O dom mais precioso que todos recebemos é o Baptismo. E agora o Espírito nos conduz pelo caminho da conversão que atravessa todo o mundo cristão: motivo acrescido que torna o Renovamento Carismático Católico um lugar privilegiado para percorrer o caminho até à unidade!

Esta corrente de graça é para toda a Igreja e não apenas para alguns. E nenhum de nós é o “patrão” e todos os outros servos. Todos somos servos desta corrente de graça.

(…) Partilhai com todos na Igreja o Baptismo no Espírito Santo, louvai o Senhor sem cessar, caminhai com os cristãos das diversas Igrejas e comunidades cristãs na oração e com acções a favor dos mais necessitados. Servi os mais pobres e os doentes, isto é o que a Igreja e o Papa esperam de vós, Renovamento Carismático Católico, mas de vós todos: de todos, de todos vós que entrastes nesta corrente de graça!”

05 de Janeiro de 2018