Bairro do 2.º Torrão na Trafaria: D. José Ornelas celebrou Eucaristia na comunidade

20180109-Missa-II-Torrao_02

No último dia de 2017, este ano coincidindo com o Domingo da Sagrada Família, o nosso Bispo, D. José Ornelas, visitou a comunidade do 2º Torrão, bairro no extremo norte da diocese, na paróquia da Trafaria. Lá onde, como diz o mote, o Tejo se faz mar. Mas lá, também, onde a situação é extremada nas dificuldades: bairro de muitas barracas, lugar de elevadas dificuldades sociais, como trabalho precário, desemprego, insegurança e tensões devidas às práticas ilegais que se escondem no bairro. E não poucos são os que por lá vivem: cerca de 3500 pessoas!

Mas trata-se do lugar, ainda, onde vive uma comunidade cristã com alma. E, portanto, com corpo. Corpo que cresce e se manifesta, antes de mais na reunião semanal e fiel para celebrar a Santa Missa. Aos Domingos sempre às “17h e qualquer coisa”, agora de inverno dentro da escola ao lado do Bairro. Antes, pelas 15h30 chegam os que vêm à catequese: desde as crianças em idade de escola primária às senhoras já idosas que se preparam para o Crisma. E sem esquecer que há ainda tempo para o ensaio dos cânticos para a Missa! Tudo isto animada por um generoso e fiel grupo de voluntários. Alguns originários de longe, vêm de Cascais ou Queluz. Outros vizinhos do Bairro. Todos animados pelo desejo de verem crescer, e crescerem eles mesmos, no amor de Jesus.

Pois bem, foi esta comunidade que recebeu, pela segunda vez, a visita do seu Bispo. A primeira tinha sido na tarde do Domingo de Páscoa deste ano, quando pela primeira vez se celebrou regularmente Missa no 2º Torrão, pelo que desta vez foi como que a confirmação: Jesus vencedor da morte e do pecado está vivo e cresce na vida da Igreja que se reúne na alegria da fé, na certeza do Seu amor.

Na celebração, com a visita do Senhor Bispo, estariam presentes cerca de 120 pessoas. Habitualmente o número desce para perto de metade. Mas o ânimo, esse, é sempre inteiro e missionário: de viver intensamente com Jesus, lá onde Ele nos deu ter a nossa vida!

Padre Pedro Quintela, pároco do Monte da Caparica e vigário paroquial de Trafaria

06 de Janeiro de 2018