Igreja de Santa Maria (Barreiro) celebra Festa da Dedicação a 18 de janeiro

20180116-Igreja-Santa-Maria-Barreiro

No próximo dia 18 de Janeiro a comunidade paroquial de Santa Maria (Barreiro) celebrará a Festa da Dedicação da sua igreja. Às 21 horas terá lugar a Eucaristia animada por um grupo coral constituído por elementos dos cinco grupos corais da Paróquia. Em seguida, teremos um tempo do convívio no Salão de São Francisco com chá preparado pelo Renovamento Carismático e partilha de bolos que os paroquianos possam trazer.

O lançamento da primeira pedra da igreja (que está por debaixo do altar-mor) foi em 24 de Maio de 1959 e a sua construção começou logo no ano seguinte. No seu espaço ainda inacabado foi celebrada pela primeira vez a Eucaristia em 4 de Junho de 1961 e a essa celebração se seguiram outros actos do culto. Porém, só em 18 de Janeiro de 1970 foi considerada concluída e se tornou um espaço sagrado pelo solene rito da Dedicação de uma Igreja.

Vamos trazer para hoje esse momento solene em que sobre o edifício, mas sobretudo sobre a comunidade que nele se reúne, foi invocada a bênção de Deus. Os sinais visíveis  dessa bênção são a água batismal com que a igreja é aspergida, o santo crisma com que são ungidos o altar e paredes do edifício, o incenso que enche o ar que nele respira e a luz que passa a iluminá-lo.

Que durante este ano o Senhor continue a purificar, a fortalecer, a tornar agradável e a iluminar a vida da nossa comunidade paroquial.

Cláudio Anaia, Paróquia de Santa Maria (Barreiro)

15 de Janeiro de 2018