Juventude: Secretariado Diocesano iniciou encontros formativos sobre o Sínodo dos Bispos 2018

20180116-PJS-Formacao-07

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal iniciou, no passado domingo, dia 14 de janeiro, um conjunto de cinco encontros de reflexão e formação sobre os temas do Sínodo dos Bispos 2018: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional“.

Os dois primeiros encontros, realizados no Seminário de Almada, dirigiram-se aos responsáveis de secretariados diocesanos e movimentos e aos agentes de pastoral juvenil das vigararias de Almada, Seixal e Caparica, tendo tido como formadores convidados o responsável nacional da pastoral Juvenil dos Salesianos, Padre Álvaro Lago, e o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e do Ensino Superior de Santarém, Padre Ricardo Conceição.

Nestes encontros, a Pastoral da Juventude de Setúbal apresentou, ainda, as atividades programadas para este ano, com especial enfoque para um questionário destinado aos jovens da Diocese que será lançado no dia 01 de fevereiro, sob o mote “Faz-te ouvir! A Igreja em caminho com os Jovens“. Foram ainda apresentados os resultados das sessões de auscultação realizadas com os agentes de pastoral juvenil em Maio e Junho de 2017.

De acordo com uma nota avançada no website do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude, seguem-se, a 26 e 28 de janeiro, mais três encontros.

No dia 26, a Irmã Ana Paula Conceição, das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, que acompanha o movimento GioFrater, falará aos agentes de pastoral juvenil das vigararias de Barreiro/Moita e Montijo, na Igreja de Santa Maria (Barreiro) pelas 21h.

Já no dia 28, ao  início da tarde, na Cúria Diocesana, o Padre Miguel Ribeiro, missionário Espiritano,  será o formador convidado para os agentes de pastoral juvenil das vigararias de Palmela/Sesimbra e Setúbal. A tarde termina com o encontro dos Institutos de Vida Consagrada e Instituições Sociais que trabalham com jovens em situação de risco, que terá como formador o Padre Carlos Nunes, missionário Comboniano.

Anabela Sousa

16 de Janeiro de 2018