Fundação SPES promove homenagem a D. Manuel Martins

20180118-Homenagem-D-Manuel-Martins-SPES

A Fundação SPES vai promover uma homenagem a D. Manuel Martins, no próximo sábado, dia 20 de janeiro, data em que se evoca o nascimento do primeiro Bispo de Setúbal. O tributo a D. Manuel Martins, que decorrerá no Auditório Paroquial de Cedofeita (Porto), contará com a presença do Vigário Geral da Diocese de Setúbal, Padre José João Aires Lobato.

Além do Vigário Geral de Setúbal, entre os conferencistas estão, ainda: O General Ramalho Eanes, ex-Presidente da República e os Bispos D. Carlos Azevedo e D. António Taipa, a par de Silva Peneda, ex-Ministro do Emprego e Segurança Social, e de José Morgado, operário metalúrgico em Setúbal.

A sessão começa às 15h00 e no final far-se-á o lançamento do livro «Nascemos Livres» da autoria de D. Manuel Martins (1927-2017) e com prefácio de Eugénio Fonseca (Presidente da Cáritas Portuguesa). A apresentação será feita por José Ferreira Gomes, Presidente da Fundação SPES.

O falecido Bispo de Setúbal nasceu a 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos; foi ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, seguindo-se a frequência do curso de Direito Canónico na Universidade Gregoriana, em Roma.

Pároco da Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, D. Manuel Martins foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes de seguir para Setúbal.

No dia 23 de abril de 1998, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo.

Anabela Sousa com Ecclesia

18 de Janeiro de 2018