Dia Diocesano da Família: Escuta, reflexão e partilha num dia marcado pela memória de D. Manuel Martins

O Dia Diocesano da Família reuniu, no Seminário de Almada, no passado dia 20 de janeiro, um conjunto de famílias de Setúbal que quis viver este dia em escuta, reflexão e partilha, para fortalecer a vivência familiar e o serviço à Igreja. O dia ficou ainda marcado por uma sentida homenagem a D. Manuel Martins, primeiro Bispo de Setúbal, na data em que se celebrava a memória do seu nascimento.

A manhã foi preenchida com uma conferência subordinada ao tema “A família como dom”, proferida pelo Diácono Jonas Cardoso, momento após o qual os casais foram convidados à partilha em grupos.  Ao final da manhã, na celebração da Eucaristia presidida pelo Vigário Pastoral, Padre Luís Ferreira, dois casais receberam a bênção pelas bodas de ouro do seu Matrimónio, e todos foram convidados a recentrar a sua família na humildade.

“Nosso Senhor, o Deus Todo-Poderoso, quis nascer numa família. Temos que pedir ao Senhor a graça de recentrar as nossas famílias nesta humildade”, assinalou o Padre Luís Ferreira que, dirigindo-se aos casais, acrescentou: “seja a Sagrada Família sempre a vossa referência, nas alegrias e nas tribulações, mas também na entrega recíproca”.

Ao terminar a Eucaristia, o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, Padre Marco Luís, recordou o primeiro Bispo da Diocese de Setúbal, D. Manuel Martins, dizendo: “A última vez que falei com o D. Manuel foi por ocasião do falecimento de D. António Francisco, bispo do Porto. Na altura, ele disse-me que era tempo de chorar, rezar e agradecer. Por D. Manuel Martins já todos chorámos em setembro passado; rezar por ele, fazemo-lo sempre; mas hoje é dia de agradecer, de uma forma especial, lembrando o dia em que completaria o seu 91.º aniversário”.

Seguiu-se, então, o visionamento do vídeo editado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar que assinalava palavras e momentos marcantes da vida do primeiro Bispo da diocese sadina.

Após o almoço partilhado , a tarde continuou com uma conferência do Padre Marco Luís e de dois casais da equipa, inspirada no livro “Esposos e Santos – Dez perfis de santidade conjugal“. Ao longo de todo o dia foram, ainda, dinamizados diversos ateliers para as crianças, permitindo aos pais estarem disponíveis para os momentos das conferências.

Disponibilizamos, em seguida, três testemunhos de famílias (e futuras famílias) que participaram neste encontro.

Família Azinheirinha Delgado (Miguel e Gabriela, com os filhos Madalena, Afonso e João)

“Participar neste dia é sempre um motivo de uma alegria muito grande por pertencer a esta Igreja, e em especial à de Setúbal. Deixar que Nosso Senhor entre nos nossos corações para que, com Ele e n’Ele, possamos prosseguir a nossa caminhada. O parar para escutar, para rezar e para partilhar fez deste dia mais um fortalecer da nossa fé em casal.”

Família Ferreira (Pedro e Carla, com a filha Maria Beatriz)

“Quando a família se junta é sempre uma alegria, mas quando isto acontece na família diocesana esta alegria ganha uma outra dimensão. Neste dia diocesano da família, fomos convidados a refletir sobre a família como um dom.

Foi pelo testemunho de tantos casais abençoados, que constatámos grande abertura à vida, ainda que muitas vezes as condições socioeconómicas adiem a decisão de receber uma criança na família. A educação dos filhos na fé também marcou presença nas nossas discussões, conjugada com a própria preparação dos pais que muitas vezes sentem dificuldade em acompanhar os filhos na iniciação cristã.

Acima de tudo, encontrámos uma grande vontade de colocar a família ao serviço da Igreja, segundo a vontade de Deus, e sempre com a oração na base da dinâmica familiar. Como a família em Cristo nos tem ensinado, “Jesus, Maria e José, nossa família vossa é”.

Noivos, Mauro e Ana Maria

Neste encontro abordámos o tema “família como dom”. Para nós, como noivos, realmente sentimos que a nossa futura família é um dom que está a chegar. Um dom que só sobrevive com a graça de Deus.

O dia foi para nós muito importante pelo contacto com outros casais, pelo testemunho de experiência e de confiança deste dom nas mãos do Senhor.

Este foi mais um passo na preparação do nosso Matrimónio, com mais consciência que este só tem como missão sermos uma família Santa no céu.

Anabela Sousa

22 de Janeiro de 2018